Viscossuplementação, infiltrações e bloqueios

Viscossuplementação, infiltrações e bloqueios na Clínica Salus

Bloqueios

Bloqueios são procedimentos minimamente invasivos utilizados para o tratamento intervencionista de dor.

Envolvem apenas o uso de agulhas e a aplicação de medicamentos analgésicos (opioides, clonidina, cetamina), anestésicos (xilocaína /bupivacaína) e/ou anti-inflamatórios (corticóides) em territórios responsáveis pela condução e/ou gênese da dor, sem a necessidade incisões (cortes) ou uso de bisturi.

Infiltrações

infiltração é um método que aplica uma injeção de corticóides, anestésicos ou ácido hialurônico na região das articulações para tratar lesões, inflamações ou reduzir dores. Também podemos ressaltar que o procedimento pode ser feito em outras regiões do corpo como coluna, quadril, ombro e/ou pé, além de também ser feito em músculos ou tendões.

Seu objetivo é tratar alterações locais, onde ocorre a lesão ou inflamação, com foco principal em casos onde não houve melhora da condição após o uso de remédios em comprimidos ou tópicos. Dessa forma, pequenas injeções de líquido são realizadas na área danificada para aliviar a dor.

Usada nos tratamentos:

• Artrose;
  • Recupera tendinites;
  • Epicondilites;
  • Contusões frutos de algum esporte;
  • Entre outras.

Viscossuplementação

Esse procedimento envolve uma injeção de ácido hialurônico. O ácido hialurônico é um composto natural produzido pelo nosso organismo, e é responsável por lubrificar as articulações. O tratamento é indicado para melhorar sintomas ligados aos processos de desgaste e inflamação da cartilagem.

A Viscossuplementação é indicada para pessoas que sofrem de dores nas articulações, artrose, entre outros. O grande benefício do tratamento é conseguir uma reabilitação e introdução de exercícios com mais qualidade de vida, controlando as dores que atrapalham o tratamento. Assim, é possível aumentar a mobilidade, força muscular e flexibilidade, além de melhorar a coordenação motora. Tudo isso leva à recuperação da autonomia e à melhora da qualidade de vida.

Além disso, a Viscossuplementação atua na prevenção de lesões na cartilagem. Existem alguns traumas no joelho que produzem lesões, por exemplo, fraturas, lesão do ligamento cruzado anterior e luxação da patela, que também ferem a cartilagem do joelho. Todavia, esses ferimentos podem não ser aparentes no início, podendo aparecer após meses, assim, quando há a chance de uma lesão, o procedimento surge para minimizar esse efeito.