Inspirando-se em diferentes atividades físicas como musculação, hatha ioga, boxe, mergulho, kung-fu e a ginástica, Joseph criou o pilates como uma alternativa de atividade para pessoas com algum tipo de patologia. Ele também estudou e se aprofundou em anatomia e medicina tradicional chinesa.

Seu principal objetivo é a propriedade e não a quantidade ou intensidade, permitindo que o praticante saia da aula revigorado após o curso.

O Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no Solo ou em equipamentos exclusivos, visando total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas, além de promover um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

“Mens sana in corpore sano”

Pensamento da Antiguidade

Como fazer pilates: sobre a metodologia

Como dissemos mais acima, Joseph Pilates criou uma metodologia única. Conhecida como o Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental, ela é por definição um sistema completo de exercícios com posturas, aparelhos e acessórios. Seu principal objetivo é desenvolver os três aspectos da natureza humana: corporal, mental e espíritual.

Dessa maneira, os exercícios do pilates exigem uma execução apurada de cada movimento, com foco nas posições de cada membro, no seu alinhamento e na coordenação desses movimentos do pilates com a respiração completa e profunda. O que se espera alcançar é fortalecimento, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, a metodologia espera que suas atividades mentais se tornem claras e ágeis e o espírito alegre e harmonioso.

Outro objetivo claro é de, em vez de focar na quantidade de atividades, focar na execução da posição de pilates. Dessa maneira, os resultados são mais perceptíveis e você acaba não sofrendo impactos ou abusos desnecessários.

Benefícios do Pilates

Atualmente o Pilates tem sido muito utilizado na reabilitação de pacientes com as mais diversas patologias, pós procedimentos cirúrgicos, correção postural, ganho de força, além de ser praticado por muitos como modalidade desportiva, devido ao alto rendimento e estabilidade articular que o mesmo proporciona. Com a prática regular dessa modalidade, o indivíduo acaba por ter melhoras na postura, alívio de dores, eliminação de sintomas causados pelo sedentarismo, além de ganhar força e estabilidade global do organismo.

Os equipamentos do Pilates, com desenho atualizado, continuam seguindo as mesmas características dos primeiros lançados (são eles o reformer, o cadillac, o lader barrel, wonda chair, além de outros acessórios). Porém o Pilates também pode ser praticado no solo com acessórios que proporcionem a facilitação do movimento ou que ofereça algum tipo de tensão ou resistência, afim de que o mesmo possa ser executado com fluidez e perfeição, conforme os seis aspectos levados em consideração na aplicação da técnica: a respiração, a centralização (ativação da power house), a concentração, o controle, a precisão e fluidez.

Ele ajuda porque ao longo do tempo de exercícios a pessoa cria consciência corporal. Além disso, o foco do Pilates no core faz com que as curvas se alinhem naturalmente. O core, como dito anteriormente, são os músculos do centro do corpo.

Por trabalhar com a força e contração de músculos, os exercícios ajudam no emagrecimento. Ou seja, isso faz com que as fibras musculares são rompidas e reconstruídas. Desta forma, ocorre a troca de massa gorda para muscular.

Por ter poucas repetições, facilita o controle dos exercícios. Quando o es exercícios são propostos com qualidade em vez de quantidade, ajudam muito mais.

É uma boa opção em atletas porque valoriza, principalmente, o fortalecimento e a flexibilidade. Dessa forma, quando unido ao movimento correto e consciente ajuda ainda mais. Inclusive, no condicionamento físico. Ajuda, também, na recuperação rápida de lesões.

Muitos podem não saber, mas a depressão é muito comum em idosos. No entanto, o Pilates ajuda com esse problema. Pois a partir da prática da atividade física o idoso fica em um bem-estar constante. Além de fortalecer a estrutura corporal e tratar lesões obtidas.

Centro de força

Trabalha os músculos do core, responsáveis pela sustentação da coluna vertebral e dos órgãos internos. O fortalecimento ajudam a melhorar a postura, a alinhar e a estabilizar o tronco de forma otimizada. Além dos exercícios específicos, o controle respiratório também contribui de maneira considerável para o fortalecimento do core.

Concentração

O corpo é guiado pela mente, assim a concentração permite não apenas criar uma ponte entre ambos, como também realizar cada movimento de maneira eficaz, tendo plena consciência de cada membro.

Controle

O controle permite manter um ritmo leve, mas constante de atividades. O controle está diretamente ligado ao princípio de concentração e interfere igualmente no ato de respirar.

Fluidez

A fluidez permite utilizar apenas a energia necessária à realização de cada movimento. Ela ajuda na leveza das movimentações e se baseia na ideia de que isso é contínuo, contribuindo de maneira equilibrada para um treinamento funcional, protegendo, assim, os músculos e articulações de um possível desgaste.

Precisão

A precisão está ligada ao controle e se refere ao refinamento das atividades. Parece, à primeira vista, uma atividade física simples e fácil, no entanto cada atividade demanda uma quantidade considerável de energia e concentração para ser realizado. Diferentes grupos musculares são solicitados em uma ação e a precisão permite equilibrar a quantidade de energia e tensão necessária para evitar os desgaste.

Respiração

É um dos aspectos mais importantes das aulas de pilates. A inspiração deve ser feita da forma mais natural possível, e deve ser realizada pelo nariz. Já a expiração deve ser forçada e feita pela boca. Essa técnica solicita o abdômen, o que permite maior estabilização do tronco e da coluna durante os exercícios.

Qual o preço de uma aula de pilates?

Em Brasília / DF, o preço médio para fazer aulas individuais duas vezes por semana é de R$600,00 / mês. Esse valor pode variar de acordo com o local. Quem aplica as aulas é um fisioterapeuta, então é coberto pelo seu plano, seguro ou convênio.

Faça na clínica Salus >

Clínica Salus Asa Norte Ortopedia e Fisioterapia

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.