Viscossuplementação, infiltrações e bloqueios na Clínica Salus

Bloqueios

Bloqueios são procedimentos minimamente invasivosutilizados para o tratamento intervencionista de dor.

Envolvem apenas o uso de agulhas e a aplicação de medicamentos analgésicos (opioides, clonidina, cetamina), anestésicos (xilocaína /bupivacaína) e/ou anti-inflamatórios (corticóides) em territórios responsáveis pela condução e/ou gênese da dor, sem a necessidade incisões (cortes) ou uso de bisturi.

Infiltrações

Ainfiltraçãoé um método que aplica uma injeção de corticóides, anestésicos ou ácido hialurônico na região das articulações para tratar lesões, inflamações ou reduzir dores.Também podemos ressaltar que o procedimento pode ser feito em outras regiões do corpo como coluna, quadril, ombro e/ou pé, além de também ser feito em músculos ou tendões.

Seu objetivo é tratar alterações locais, onde ocorre a lesão ouinflamação, com foco principal em casos onde não houve melhora da condição após o uso de remédios em comprimidos ou tópicos. Dessa forma, pequenas injeções de líquido são realizadas na área danificada para aliviar a dor.

Usada nos tratamentos:

• Artrose;
  • Recupera tendinites;
  • Epicondilites;
  • Contusões frutos de algum esporte;
  • Entre outras.

Viscossuplementação

Esse procedimento envolve uma injeção de ácido hialurônico. O ácido hialurônico é um composto natural produzido pelo nosso organismo, e é responsável porlubrificar as articulações. O tratamento é indicado para melhorar sintomas ligados aos processos de desgaste e inflamação da cartilagem.

A Viscossuplementação é indicada para pessoas que sofrem de dores nas articulações, artrose, entre outros. O grande benefício do tratamento é conseguir umareabilitação e introdução de exercícios com mais qualidade de vida, controlando as dores que atrapalham o tratamento. Assim, é possível aumentar a mobilidade, força muscular e flexibilidade, além de melhorar a coordenação motora. Tudo isso leva à recuperação da autonomia e à melhora da qualidade de vida.

Além disso, a Viscossuplementação atua na prevenção de lesões na cartilagem. Existem alguns traumas no joelho que produzem lesões, por exemplo, fraturas, lesão do ligamento cruzado anterior e luxação da patela, que também ferem a cartilagem do joelho. Todavia, esses ferimentos podem não ser aparentes no início, podendo aparecer após meses, assim, quando há a chance de uma lesão, o procedimento surge para minimizar esse efeito.