Infiltração na coluna (também conhecida como bloqueio) possui eficácia e resultado consistentes no tratamento de dor na coluna e no nervo ciático.

Indicações para a infiltração na coluna

Infiltrações da coluna – também conhecidas como bloqueios anestésicos – são indicadas para tratamento de dor proveniente de compressão nervosa – como na hérnia de disco – ou dor lombar crônica, especialmente em casos refratários a tratamentos não invasivos (medicações orais, fisioterapias e outros tipos de reabilitação). Infiltrações também podem ser úteis para confirmação de diagnósticos obscuros (chamado teste terapêutico), quando a origem da dor não é totalmente esclarecida apenas com exame físico e por métodos de imagem.

Medicamentos são utilizados na infiltração

Nas infiltrações da coluna utiliza-se solução composta por corticosteróides – que possuem efeito anti-inflamatório – associado a agente anestésico local. Algumas infiltrações são realizadas com uso de contraste, pois esse delimita o local exato em que se deseja injetar a medicação. Existem contrastes específicos e seguros para uso na coluna vertebral. Infiltração foraminal lombar é exemplo típico de técnica que requer uso de contraste.

Benefícios de infiltrar a coluna

O principal benefício é melhora precoce da dor e auxílio na reabilitação fisioterápica. Em alguns casos é possível evitar cirurgia da coluna com o sucesso do procedimento.

Riscos de infiltrar a coluna

Nem todas as infiltrações resultam na melhora desejada. Em alguns casos pode não haver resolução dos sintomas, sendo necessários procedimentos adicionais. Em diabéticos há risco de alteração dos níveis de glicemia. Complicações neurológicas e infecciosas são eventos adversos muito raros.

Infiltração na coluna é realizada no hospital

As infiltrações são mais bem-sucedidas se guiadas por equipamentos de imagem, como radioscopia (espécie de radiografia em formato de filme) e tomografia computadorizada. Esses equipamentos geralmente estão disponíveis em ambiente hospitalar, ao contrário de clínicas e consultórios.

Tempo de internação após infiltrar a coluna

Não há necessidade de internação hospitalar após infiltração. Você será liberado para casa cerca de duas horas após o procedimento.

Tempo para a medicação começa a fazer efeito

O procedimento é realizado sob sedação – tipo de anestesia leve – que garante que você não sinta dor. Após a infiltração é esperado melhora gradual dos sintomas nos 10 a 15 dias subsequentes, pois nesse período o corticoide atingirá máximo efeito anti-inflamatório.

Infiltração da coluna pode resolver a dor na coluna

Isso é amplamente variável. Em casos agudos de compressão nervosa, uma única infiltração pode ser capaz de aliviar suas dores definitivamente. Em outros casos, pode haver melhora parcial dos sintomas, sendo necessário complementação com fisioterapia ou mesmo cirurgia.

Retorno ao trabalho e praticar esportes após a infiltração

É desejado manter repouso relativo por 24 horas após a infiltração. Após isso, você estará apto a retomar suas atividades de trabalho e lazer, de acordo com as orientações da sua equipe médica.

Tratamento em Brasília / DF
Terapia com reeducação postural global (RPG) e avaliação postural >