Os Dedos Sobrepostos ocorrem quando um dos dedos do pé se sobrepõe ao dedo seguinte. Normalmente afeta 2º dedo ou o 5º.Esta situação ocorre por ter desenvolvido um joanete,mas também podem afetar os outros dedos, por outras causas.

Existem variados tipos de separadores dedos que o podem ajudar, são feitos de gel e são bastante confortáveis. Eles obrigam os dedos a separarem-se enquanto os alinham e corrigem.

O que se pretende com o uso de separadores completos de dedos é manter a forma natural do seu pé, e impedir deformações, mesmo que tenha na sua genética essa predisposição. Evite hálux valgo, dedos sobrepostos, dedos em garra ou martelo, etc..

Sendo que sabemos que s deformidade podem levar a complicações. Bolhas e calos na parte superior e entre os dedos, ou até danos mais permanentes de articulação e osso. Quando isso acontece formam-se os dedos em Garra ou Martelo, saiba do que se trata:

Dedos em Garra e Martelo

As deformidades digitais podem causar dificuldades de acomodação dos dedos aos sapatos. Quando os sapatos ou as meias são demasiado pequenos, os dedos são forçados a “enrolar” ou a “encavalitar” uns nos outros. Algumas pessoas desenvolvem dedos sobrepostos como resultado de outras condições de pés. Pés com arcos elevados (pé cavo) ou pés planos, estes distribuem o seu peso incorretamente, levando os dedos a mudar de posição.

Dedo em Martelo
É uma deformidade digital no 2º, 3º, 4ºou no 5º dedo e caracterizar-se pela flexão do dedo na articulação média, assemelhando-se a um martelo. As pessoas com dedos em martelo podem ter calos no cimo das articulações dos dedos afetados ou na ponta dos dedos. Também é normal sentir dor nos dedos.

Causas:
O dedo em martelo é resultado do calçado incorreto ou de um desequilíbrio muscular, geralmente em combinação com mais fatores. Os músculos trabalham em pares para endireitar e dobrar os dedos do pé. Se os dedos forem dobrados e mantidos nessa posição por um determinado tempo, atrofiam não podendo voltar à sua posição original.

Os sapatos estreitos ou em bico podem fazer o pé mais pequeno e elegante, mas também forçam os dedos a uma posição fletida. Assim, os dedos friccionam contra o sapato, podendo dar origem à formação de calos, o que agrava ainda mais o problema. Um salto mais elevado força o pé para baixo e aperta os dedos contra o sapato, aumentando a pressão e a curvatura nos dedos.

Dedos em Garra

À semelhança dos dedo em martelo, também estes têm origem em sapatos inadequados que apertam os dedos do pé, tais como os sapatos altos. No entanto, muitas vezes é resultado de danos no nervo, causado por doenças como a diabetes ou o alcoolismo, que enfraquecem os músculos do pé.

O dedo em garra caracterizar-se pelo “enrolar” dos dedos dentro dos sapatos, podendo originar calos dolorosos. Caso não se efetue qualquer tratamento, o dedo em garra tende a piorar e pode transformar-se numa deformidade permanente. O dedo em garra geralmente é suave e flexível ao início, mas endurece com o tempo.