A dor no calcanhar geralmente está associada à fascite plantar. Trata-se de um processo degenerativo não-inflamatório da fáscia plantar, que é uma estrutura fibrosa e espessa localizada na planta do pé e que se estende do osso do calcanhar até os dedos. O quadro clínico costuma ser crônico e durar vários meses.

Qualquer pessoa que assuma atividades de intensa locomoção, como a corrida, ou mesmo aquela que trabalha em pé, está sujeita a esses episódios de intensa dor no calcanhar. Alterações no arco do pé – como pé cavo ou plano – podem levar a distúrbios mecânicos e, consequentemente, desencadear processos degenerativos da fáscia plantar.

Dor no calcanhar ao levantar-se, o que pode ser?

Algumas das principais causas associadas à fascite plantar são:

Esporão do calcâneo;

– Permanecer de pé por muito tempo;

– Sobrepeso ou obesidade;

Pés planos;

– Excesso de atividade física;

O paciente tende a sentir dor e rigidez na sola do pé, causadas pela inflamação. Os sintomas são mais intensos pela parte da manhã, quando os primeiros passos do dia são dados. Há também a possibilidade de inchaço na região, e dificuldade de andar, ou usar certos tipos de sapatos.

Realizar um exame de baropodometria ou teste da pisada auxilia na pesquisa da causa.

Causas de dor no calcanhar

É muito comum o paciente receber ordens médicas para caminhar diariamente, a fim de perder peso e melhorar a capacidade cardiorrespiratória, e acabar com uma inflamação na fáscia plantar. Por outro lado, trata-se de um problema menor, em vista do que a obesidade e o sedentarismo podem fazer com uma pessoa.

O tratamento geralmente é conservador de início, à base de antiinflamatórios, uso de palmilhas para absorção do impacto e fisioterapia. Para a maioria dos pacientes, o resultado alcançado é bom – com exceção de alguns casos que podem evoluir para um processo degenerativo crônico. O principal problema para atletas profissionais é ter de suspender temporariamente as atividades físicas.

Quando o tratamento habitual falha, aquele feito por ondas de choque pode ser indicado. Com o auxílio de um equipamento desenvolvido com tecnologia de ponta, as ondas de choque (acústicas) são aplicadas na região da planta do pé, ativando a circulação sanguínea e promovendo a reparação do tecido. Os resultados clínicos têm se mostrado eficazes, com alívio dos sintomas e breve retorno às atividades habituais. Vale ressaltar que o procedimento não é considerado doping, estando plenamente liberado para esportistas profissionais.

Tratamento em Brasília / DF
Principais causas de dor no pé >