A vitamina C é importante para o crescimento e reparação de ossos, dentes, pele e outros tecidos. A vitamina C tem muitos outros papéis no corpo e também pode ajudar a aumentar a absorção de ferro proveniente de fontes de origem vegetal, prevenir danos nas células, reduzir o risco de certos tipos de câncer e outras doenças crônicas e proteger de infeções mantendo seu sistema imunológico saudável.

As frutas e vegetais são as melhores fontes de vitamina C. As melhores frutas com vitamina C são camu-camu (fruta da Amazônia) e acerola. Mas também há ótimos índices de vitamina C na goiaba, kiwi, morango, laranja, pimentão, brócolis, couve-de-bruxelas, goji berry, cranberry e caju.

Deficiência de vitamina C

A deficiência aguda de vitamina C causa escorbuto. Dependendo da quantidade de vitamina C armazenada no corpo, os sinais de escorbuto podem aparecer no prazo de um mês em caso de ingestão de pouca ou nenhuma vitamina C (abaixo de 10 mg/dia). Os primeiros sintomas podem incluir fadiga, mal-estar e inflamação das gengivas. Na medida que a deficiência de vitamina C progride, a síntese de colágeno fica prejudicada e os tecidos conetivos enfraquecem, causando petéquias, equimoses, dor nas articulações, má cicatrização de feridas, hiperqueratose, etc.

Mais dicas de nutrição >

Clínica Salus Asa Norte Ortopedia e Fisioterapia

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.