A avaliação postural é um procedimento no qual são verificados diversos pontos anatômicos do paciente, verificando se ele apresenta uma postura adequada e um bom posicionamento dos seus membros.

O controle postural será a habilidade em que o corpo possui de manter o centro de massa corporal dentro de uma base de apoio tanto em uma postura estática quanto em uma postura dinâmica (KENDALL 1987, SALVE 2003, MELO 2009).

Esse procedimento pode ser feito tanto como um pedido do paciente, pois se incomoda com o posicionamento corporal, além de melhorar ou curar algumas dores corporais que podem ser causadas por uma má postura.

Importância da avaliação postural

A avaliação postural é importante porque, por meio dela, é possível verificar uma série de implicações que podem ser causadas por uma má postura.

Mas não só isso. Esta avaliação também observa o que pode estar causando o problema em questão na postura para, assim, ser tratado de forma rápida e eficiente. Ou seja, ela analisa a causa de uma má postura, não apenas as consequências.

Ter uma má postura pode trazer uma série de problemas para o indivíduo. Um deles são as próprias dores musculares, que causam desconforto durante todo o dia ou ao realizar certos movimentos.

Essas dores podem evoluir para lesões na coluna, já que essa determinada parte do corpo está recebendo ou fazendo demasiado esforço. Problemas como hérnias de disco também são comuns em indivíduos que apresentam uma má postura.

Também é muito frequente pacientes com esse problema se queixarem de apresentar falta de energia durante o dia. Em casos mais graves, provoca até mesmo a fadiga dos músculos, impedindo que eles realizem certos movimentos.

Má postura também pode causar flacidez na barriga, fazendo com que esta seja projetada para a frente, mesmo sem a pessoa ter ganhado peso.

Como o controle postural utiliza informações de vários sistemas (sistema visual, sistema vestibular, sistema somatossensorial), a sua estabilidade é garantida mesmo que haja problema em algum deles, essa estabilidade irá depender (TEIXEIRA 2009).

Em pacientes idosos que já tenham problemas com osteoporose, não se atentar a postura poderá acarretar no aumento da cifose: um arredondamento das costas, projetando o pescoço para frente.

Objetivos da Avaliação Postural adequada

A avaliação postural tem como objetivo, observar os desvios de postura de cada pessoa.

• Estes desvios podem vir a ser influenciado por vários fatores como: características ósseas, anomalias congênitas ou adquiridas, má postura, obesidade e/ou alimentação inadequada, atividades físicas sem orientação e/ou inadequadas, desequilíbrio musculares e frouxidão ligamentar.
  • A avaliação postural se faz importante para que se possa mensurar os desequilíbrios e adequarmos a melhor postura a cada indivíduo, possibilitando assim uma reestruturação completa das cadeias musculares e seu posicionamento adequado. Através desta avaliação realizamos uma prescrição de exercícios adequados a promover a reestruturação postural assim como limitações provenientes destas alterações.
  • Precavendo muito males causados inicialmente pela má postura, fruto de ausência de controle ou informação.

Como deu para perceber, a avaliação postural é importante para que o indivíduo análise as alterações presentes em sua postura e possa realizar o tratamento adequado e poder tratar com a reeducação postural global. Além de proporcionar mais qualidade de vida ao paciente.

Consequências da má postura >
Agendar sessões de RPG >