Seus pés estão sob o peso do corpo e da gravidade praticamente de forma constante. Seu estilo de vida, atividades de trabalho, equilíbrio, atividades esportivas, tarefas domésticas, compras, transporte, corrida, caminhada, impacto constante no solo, basicamente todas as atividades que exigem caminhada podem causar dor. Geralmente, quando a dor é sentida em seus pés e tornozelos, ela é causada por tensão muscular, tensão articular, inflamação articular / trauma ligamentar, lesão ou uso excessivo.

Podemos citar entre as principais enfermidades que acometem o pé: fascite plantar, entorse, Doença de Sever, tornozelo torcido, Doença de Kohler, artrose, Síndrome do túnel de tarso e Doença de Freiberg.

Fascite Plantar

A fascite plantar nada mais é do que um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo fibroso e pouco elástico, que recobre a musculatura da sola do pé, desde o osso calcâneo, garantindo o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés.

Não se sabe ao certo qual é a sua causa, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

O sintoma da fascite plantar é bem característico e se apresenta como uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Normalmente, ela é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar. Inchaço (edema) e vermelhidão (eritema) são outros sinais que podem estar presentes.

O objetivo do tratamento é reduzir a inflamação, aliviar a dor e habilitar o paciente para assumir suas atividades rotineiras. Ele inclui fisioterapia, utilização de órteses.

Pé Plano

O pé plano, também chamado de pé chato, é uma condição em que toda a sola do pé toca no chão quando o indivíduo fica de pé. Ela costuma ocorrer durante a infância, se os arcos dos pés não se desenvolverem, após uma lesão ou devido ao desgaste do envelhecimento.

Embora seja assintomático, na maioria dos casos, alguns pacientes relatam dor, principalmente no calcanhar ou na área do arco. Para essas pessoas são indicados tratamentos que incluem arco de apoio para os sapatos, fisioterapia com alongamento ou um sapato estruturalmente favorável.

Tendinites (fibulares, Aquiles)

A tendinite dos fibulares pode gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo e costuma ocorrer após um acidente de entorse.

Geralmente, essas lesões são benignas e apresentam rápida melhora sintomática com a suspensão da atividade física, repouso, imobilização, gelo local e uso de anti-inflamatórios orais. A fisioterapia pode ser indicada para a reabilitação do paciente, para a prevenção de novos episódios inflamatórios ou para orientar o treinamento em casos de esportistas.

Já a tendinite no tendão de Aquiles, músculo da panturrilha, é mais comum em corredores e ocorre devido à falta de força e alongamento da musculatura, aumento brusco de volume de treinamento e biomecânica da corrida inadequada.

Dedos em garra

Dedos em garra é uma condição em que os dedos dos pés são dobrados e as juntas ficam para cima, formando uma espécie de garra. Ela pode afetar apenas um dedo ou todos eles.

Na maioria dos casos, eles são ocasionados por sapatos apertados, por isso são mais comuns em mulheres, mas em outras situações, eles podem ser um indício de alguns problemas, como fraturas no tornozelo, artrite reumatoide ou problemas neurológicos.

Como a fisioterapia pode te ajudar a lidar com a dor do pé?

Os exercícios são voltados parafortalecer a planta dos pés, e podem ser bem diversificados, de acordo com o seu caso. Caminhar na ponta do pé, segurar objetos com os dedos, entre outros pontos, podem estar inseridos dentro desse método.

Além disso, o fisioterapeuta também vai observar a forma como o paciente anda, para orientá-lo da melhor forma possível. O movimento, como falamos, deveiniciar no calcanhare seguir para a parte externa do seu pé, para que não encontre problemas.