Fisioterapia para o joelho: prevenção e tratamento de lesões

O joelho é uma das articulações do corpo mais importantes, pois é responsável pela locomoção e sustentação de toda a ação do nosso peso corporal. Trata-se de uma articulação complexa que pode ser acometida de lesões traumáticas, especialmente devido ao excesso de prática de atividades esportivas, mas também durante as Atividades da Vida Diária (AVDs).

O tratamento para tais lesões é essencial para a manutenção da mobilidade e para a evolução dentro da modalidade de esporte ou atividade física escolhida pelo indivíduo. O papel da fisioterapia neste processo é indiscutível, desde o diagnóstico e avaliação detalhada até a criação do repertório de exercícios que podem, inclusive, evitar intervenções cirúrgicas futuras.

Lesões do Joelho

Por se tratar de uma estrutura muito vulnerável ao trauma direto, como impactos e pancadas e também à traumas indiretos como as entorses, o joelho pode ser lesionado de diversas maneiras. São muitas as causas de lesão e elas podem ser classificadas em três tipos.

1º Grau – onde ocorre leve estiramento, com pequeno inchaço e sem perda da estabilidade. Neste caso o ligamento permanece íntegro e após o trauma o indivíduo consegue andar com alguma dificuldade;

2º Grau – neste caso o ligamento é estirado e ocorre lesão parcial; gerando dor e maior dificuldade de locomoção;

3º Grau – ocorre a ruptura ligamentar total ou avulsão, que significa a extração abrupta de alguma estrutura da região, com rompimento da cápsula e possível ruptura meniscal que consiste em uma lesão grave.

A conduta do fisioterapeuta durante a avaliação das lesões do joelho envolve diversos aspectos. A curadoria de informações do histórico clínico do paciente, bem como todos os sinais e sintomas relatados por ele devem ser levados em consideração, no momento da anamnese.

Para isso, observa-se o ângulo anterior, lateral e posterior do joelho, além da mobilidade dos segmentos (movimento ativo e passivo), a amplitude articular (flexão e extensão) e a presença de movimentos anormais da patela, pelve, quadril e tornozelo.

Para cada tipo de lesão, há tratamentos fisioterapêuticos que assumem protocolos diferentes e combinados que envolvem todas as estruturas musculares do corpo. A seguir, vamos ver algumas lesões e as possibilidades de tratamento para cada um deles.

Condropatia patelar

A patela tem a função de alavanca e exerce todo o trabalho biomecânico dos quadríceps. Quando ocorre alteração no alinhamento femoropatelar, toda a estrutura da cartilagem articular do joelho fica alterada, levando o paciente a um quadro de condromalácia patelar.

Esta lesão também é conhecida como síndrome da dor patelo-femoral ou ainda “joelho de corredor”. Tem maior incidência em esportistas de alta performance, como jogadores de futebol, ciclistas, jogadores de tênis e corredores. Também é muito comum em mulheres que usam sapatos de salto alto por muito tempo, o que pode causar alguns desvios angulares nos joelhos.

O enfoque da fisioterapia nesses casos pode ser tanto a prevenção como o tratamento, através do fortalecimento e alongamento de toda a musculatura do quadríceps.

Osteoartrose e Osteoartrite

A osteoartrose e a osteoartrite são doenças cujo processo inflamatório causa muita dor, deformidades e impacta diretamente nas atividades de vida diárias. Ela acomete pessoas de faixa etária variável e pode resultar em alterações posturais e funcionais, por causa da dor.

O tratamento pode se dar através de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS), em sessões de 30 minutos cada por pelo menos 4 semanas. Agentes como gelo e calor também inibem a dor, além de protocolos de exercício que envolve o alongamento estático e ofortalecimento do quadríceps femoral.

Para pacientes com esta patologia, recomenda-se o uso da joelheira elástica para melhora da dor e da função a curto prazo, auxiliando também na realização dos exercícios terapêuticos sem gerar novos traumas.

Doença de Osgood-Schlatter

Esta patologia é caracterizada por uma inflamação da tíbia que é muito comum em atletas adolescentes do gênero masculino e está ligada ao estirão do crescimento. Pode ser causada por traumas, treinamentos excessivos, alterações biomecânicas e encurtamentos musculares de membros inferiores.

Como protocolo, os profissionais sugerem exercícios que controlem a dor e inflamação, ganho de flexibilidade e força de quadríceps e isquiotibiais, além da redução na frequência e intensidade dos treinamentos esportivos. Com o tratamento, estima-se retorno ao esporte entre 3 semanas a 12 meses.

Cuidados com o joelho

Para evitar patologias no joelho, é possível realizar sessões de fisioterapia ou atividade física voltada para o fortalecimento desta região. Outros cuidados podem ser somados a estes exercícios fisioterapêuticos do joelho no sentido de potencializar a prevenção das doenças.

Marque uma avaliação >