Poucas pessoas podem dizer que nunca sofreram com uma dor de cabeça. Algumas cefaleias, inclusive, chegam nas horas mais inapropriadas e podem comprometer o dia-a-dia, condicionando-os constantemente a tomar medicações e se ausentar da rotina. Nesses casos, a acupuntura pode ser a resposta para obter melhor qualidade de vida.

Diferença da cervicobraquialgia >

Na acupuntura da medicina tradicional chinesa existem características bem próprias das dores de cabeça:a primeira delas é dor tensional,localizada na nuca. Com sintomas em geral causados pelo estresse do dia-a-dia, tensões, alimentação desregrada, maus hábitos e sedentarismo.

A segunda é dor frontal, na parte da frente da cabeça (testa), e que acomete em grande escala o gênero feminino, pois estão diretamente relacionadas ao estômago. O sistema digestivo das mulheres é mais lento que o dos homens, por isso são elas que mais sofrem com esse tipo de incômodo e/ou patologia. Outros sintomas desagradáveis bem conhecidos são: ingestão de alimentos gordurosos e de difícil digestão; muito tempo sem ingerir algo, o que configura inclusive, uma dieta sem orientação correta.

A terceirador está localizada nas têmporas, partes laterais da cabeça.Chamada de dor temporalé relacionada ao fígado e ao baço, ou seja, exige um excesso de energia dos órgãos. Isso não significa que haja um problema físico, porém pode ser oriundo de uma carga excessiva de trabalho do órgão. Além disso, o uso de medicamentos e ingestão demasiada de álcool no organismo; maus hábitos alimentares e orgânicos; muita luminosidade nos ambientes de trabalho ou em casa pode refletir em incômodo nos olhos (visão).

Nos três tipos de dores, a acupuntura pode resolver a causa e tirar os sintomas.

Saiba mais sobre a acupuntura >
Tipos de cefaleia >
Tipos de enxaqueca >