O tratamento pela acupuntura começa pela anamnese, onde se dá ênfase às características da dor, à sua localização, intensidade, medicação em uso.

No exame físico é importante ressaltar que o paciente com dor deve ser analisado sob a ótica da acupuntura e terapia chinesa. Analisa-se também a interferência da dor na vida quotidiana do cliente e sua relação com o estado emocional.

Baseado no diagnóstico, é feita a sessão de acupuntura. A acupuntura é eficaz no tratamento da dor, principalmente nas de origem musculoesquelética, exercendo também efeito relaxante muscular e anti-inflamatório, além de melhorar a ansiedade, depressão e sintomas somáticos que se apresentem isoladamente ou acompanhando os quadros dolorosos.

Por esses motivos a acupuntura é bastante usada em dor aguda e crônica, como: enxaqueca, tendinite, fibromialgia, dor de cabeça crônica etc.

Assim, acupuntura não é só para alívio de dor, ela é também um tratamento para a crise e para sua prevenção.

Acupuntura dói?

Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, visto o pequeno diâmetro da agulha (até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção), e sua ponta redonda (e não cortante, como as das agulhas de injeção).

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de choque elétrico e uma dor leve, efeitos transitórios que são normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais.

A Acupuntura é segura?

Sim. Quando a acupuntura é realizada usando agulhas descartáveis, sob condições estéreis, é bastante improvável que haja qualquer tipo de complicação.

Uma das vantagens da acupuntura é a incidência substancialmente menor de efeitos colaterais, em comparação ao observado com muitos outros fármacos ou procedimentos médicos aceitos para as mesmas condições.

Marque uma sessão >
Indicações de tratamentos >
Tratar os pontos-gatilhos >

Clínica Salus Asa Norte Ortopedia e Fisioterapia

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.