A palavra “acupuntura” é adaptação ocidental do conceito chinês e deriva do latim “acus” (agulha) e “puntura” (perfuração). Em chinês, essa técnica é denominada “Jin Huo”, que significa metal e fogo, o último referindo-se ao uso de mocha (cones feitos de erva Artemísia), que acesos estimulam os pontos de acupuntura.

Como é feita a acupuntura? O agulhamento é igual em todos os casos?

A acupuntura denota técnicas de inserção de agulhas através da pele, nos tecidos abaixo dela, em várias profundidades, direções e pontos estrategicamente planejados, que objetivam efeito terapêutico. Embora a definição de acupuntura se refira à “agulha” como necessária, somente isso não é suficiente, assim como o bisturi não nos dá uma definição adequada do que é cirurgia. O ato de agulhar um tecido para obter determinado efeito terapêutico não está separado do contexto no qual a agulha é aplicada – ou seja, como está sendo usada, em que região, a que profundidade, em quantas e quais localizações, por quanto tempo, em que situações e por quê. Os padrões de agulhamento são designados de acordo com a localização, a natureza e a duração dos problemas a serem tratados.

Vou sentir dor durante a sessão de acupuntura?

A maioria dos pacientes se sente confortável com a estimulação. Naqueles que nunca fizeram acupuntura, pode-se iniciar com estimulações mais leves e superficiais e, à medida que se vão acostumando e ficando mais à vontade com o método, quando necessário, aumenta-se aos poucos a intensidade da estimulação.

Como a acupuntura pode ajudar nas minhas dores de coluna?

Quando deparamos com doenças da coluna vertebral é fundamental fazer o diagnóstico correto da causa etiológica que está levando a manifestação dos sintomas, sejam eles dor nas costas ou irradiada para os membros (devido a compressão de nervos na coluna).

A idéia é triar os casos e propor terapêutica efetiva, através de tratamento clínico reabilitacional, incluindo em muitos casos o uso das técnicas de acupuntura, infiltrações ou cirurgia. A abordagem não é limitada em apenas dissipar a dor, mas também entender mecanismos associados, mecânicos, posturais e emocionais que perpetuam o quadro doloroso. O objetivo é quebrar o círculo vicioso de descompensações da melhor forma possível.

Tratamento em Brasília / DF
Terapia com acupuntura para dor >
Saiba mais sobre lombalgia >