Bastam mudanças subtis nos seus comportamentos e rotinas diárias, para conseguir experienciar algum alívio da sensação de pernas cansadas, pesadas e doloridas. Todas estas mudanças comportamentais visam melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores, na medida em que, muitas vezes, estas queixas são provocadas por anomalias na circulação sanguínea de retorno.
A sensação de pernas cansadas, pesadas e doloridas é muito comum, ao final do dia. Ainda que essa sensação possa ser sintoma de um problema de saúde mais grave, a doença venosa crónica. Há muito que pode fazer para prevenir e aliviar esta sensação de pernas cansadas.
O que fazer para evitar a Sensação de Pernas Cansadas?
Existe um conjunto de outros hábitos que pode desenvolver, que lhe permitirão chegar ao final do dia, sem sentir as suas pernas cansadas, pesadas e doloridas, recuperando assim a sensação de bem-estar e de qualidade de vida perdidos.
Principais causas de dores nas pernas >
Um dos hábitos mais simples de desenvolver é passar a dormir com as pernas ligeiramente elevadas. Basta colocar uma almofada por baixo das pernas no fundo da sua cama.
É fundamental começar a praticar atividade física de forma regular (não é necessário que a intensidade dessa atividade seja elevada, como o Pilates), a ter uma alimentação saudável e a ingerir mais água.
Pernas cansadas, pesadas e doloridas: um sintoma que deve ser encarado como um sinal de alerta
A sensação de pernas cansadas, pesadas e doloridas é o primeiro sintoma e o mais comum de doença venosa crônica.
Faça acupuntura para auxiliar na circulação sanguínea >
Nestes casos, a par da sensação de cansaço e peso, surgem, muitas vezes, dor nas pernas, nos pés, inchaço (como resultado da retenção de líquidos), sensação de formigueiro e cãibras noturnas.
Além disso, o agravamento da sensação de pernas cansadas e da doença venosa podem provocar o aparecimento de varizes e derrames que, num estado muito avançado do problema, podem originar diversas complicações (alterações da pele, que fica fragilizada e com cor acastanhada, úlceras de perna e tromboflebites).