Travesseiros têm por objetivo manter a coluna em posição neutra, alinhando o pescoço com o resto do tronco. Também podem ser usados em outras regiões do corpo, como na lombar ou entre as pernas. Entretanto, algumas pessoas preferem dormir sem travesseiro, fato que não é considerado um problema, em especial, na posição de barriga para baixo. Veja as posturas de dormir aqui.
O que causa dor no pescoço à noite?
Maus hábitos durante o dia podem ocasionar dor no pescoço (coluna cervical) ou dor nas costas (coluna dorsal) à noite. Postura viciosa durante o trabalho é uma delas, como hábito de olhar para baixo constantemente no computador ou celular.
Além disso, dormir em posições de flexão anterior (queixo próximo ao tórax) ou inclinação lateral do pescoço podem piorar o problema, uma vez que mantém a musculatura demasiadamente esticada.
Como escolher e usar melhor o travesseiro?
Travesseiros podem ser feitos a partir de diferentes materiais, como poliéster, látex ou plumas sintéticas. Existe ainda, variações em relação à densidade, às dimensões e à temperatura (absorção de calor durante a noite) do travesseiro. Essa combinação de fatores é importante na sua escolha. Por outro lado, o preço do produto não tem relação direta com a sensação de dormir bem ou ter boa noite de sono.
É importante ressaltar que não há “o melhor travesseiro” e sim, melhores maneiras de usar o travesseiro.
Regras básicas para uso do travesseiro:
- Se você dorme barriga para cima: o travesseiro deve preencher o espaço natural entre sua cabeça e ombros (não abaixo dos ombros).
- Se você dorme barriga para baixo: nessa posição recomenda-se optar por travesseiro baixo (menos volumoso). De barriga para baixo, travesseiros altos podem provocar extensão cervical excessiva.
- Se você dorme de lado: o travesseiro deve ter altura suficiente para preencher o espaço entre o colchão e sua orelha. Essa posição permite uso travesseiros mais grossos. Além disso, usar travesseiro entre as pernas pode promover maior conforto para os quadris e para coluna lombar.
Tratamento em Brasília / DF
Terapia com reeducação postural global (RPG) e avaliação postural >
Saiba mais sobre dor nas coluna >