Sesamoidite apresenta-se como dor localizada sob os ossos sesamóides. Ossos sesamóides são dois pequenos ossos que se localizam embaixo da cabeça do I metatarso. Apresentam o formato de um grão de feijão e atuam como braço de alavanca do tendão flexor do halux (do dedão) e participam do desprendimento do pé na passada.

Sesamoiditis

Inflamam-se especialmente em indivíduos que praticam atividades com traumatismos constantes na parte anterior do pé, como balé, basquete, saltadores, vôlei, peteca e corridas. Normalmente a dor é bem localizada sob os ossos sesamóides e pode ser simplesmente uma inflamação do tendão flexor, que passa contiguamente aos ossos ou mesmo evoluir com necrose (alteração vascular) e até mesmo fratura destes ossos.

O ideal para a prevenção e tratamento é usar tênis com palmilhas com bom amortecimento e calçados que não sobrecarreguem a parte anterior do pé. Saltos altos, com solados finos, pioram bastante a dor, bem como calçados com solados finos e hiperflexíveis, como sandálias rasteirinhas e sapatos tipo mocassim.

Faça o teste da pisada ou baropodometria para avaliação em Brasília / DF

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.