A Metatarsalgia é uma condição caracterizada pela presença de dor na parte da frente dos pés, que é constituída pelos ossos metatarsais. Os metatarsos são pequenos ossos que formam a região do peito do pé. Essa enfermidade surge quando uma irritação atinge as articulações, tendões ou nervos que são encarregados de suportar esses ossos.
Mas não confunda essa condição com o Neuroma de Morton. A Metatarsalgia provoca dor abaixo da cabeça dos metatarsos devido a alterações biomecânicas. Já no Neuroma de Morton a dor é presente entre os ossos dos metatarsos, causada pela inflamação do nervo digital que passa pelo terceiro e quarto dedo do pé.

Causas
Os principais fatores que causam o Metatarsalgia são as deformidades nos pés como o joanete e o pé cavo, excesso de peso, doenças tais como a artrite ou artrose nos metatarsos, prática de atividades físicas de alto impacto ou por longas horas.
O uso de sapatos de bico fino ou salto alto também contribuem para o surgimento dessa condição. Isso ocorre pois esses calçados costumam aumentar a pressão dos ossos.
Sintomas
A dor na sola dos pés é o sintoma mais comum da doença. Essas dores pioram quando o paciente caminha ou fica muito tempo de pé. Conforme a doença perdura ou sofre avanços a dor acaba se tornando intensa, deixando o paciente incapaz de realizar certas atividades.
Outros sintomas presentes na Metatarsalgia são as calosidades na sola do pé, dessa maneira mostrando os locais que estão experimentando mais pressão. Alterações no formato dos pés, como desvios dos dedos, também podem ocorrer.
Tratamento
O tratamento para Metatarsalgia irá depender do estado em que a doença se encontra e o que a causou. Os meios mais utilizados são o uso de medicamentos anti-inflamatórios, calçados confortáveis e palmilhas ortopédicas para aliviar a dor e diminuir a pressão sobre os metatarsos. A fisioterapia também é recomendada para aumentar a força, equilíbrio, apoio e mobilidade dos pés. Realizar um exame de Baropodometria para avaliar pressões anômalas nos pés.
Vejamos alguns dos motivos e fatores de risco que causam este problema:
- Atividades físicas de alto impacto e longas caminhadas.Fazer caminhadas e atividades físicas é muito importante, mas deve ser feito com moderação e calçado apropriado, se exagerar pode causar o problema.
- As mulheres têm mais problemas por causa dos saltos altos e de usarem sapatos com biqueira estreita.Nesse tipo de calçado o peso do pé é exercido na cabeça dos metatarsos como apoio principal. Isso eleva muito a pressão na região e comprime os dedos. Esta é uma das causas mais comuns da metatarsalgia;
- O excesso de peso.As pessoas que estão com peso a mais, correm um risco mais elevado de vir a ter o problema. A sobrecarga que já é grande nessa área aumenta ainda mais nesses casos;
- Pés deformados.As pessoas que têm deformidade nos pés têm mais probabilidades de desenvolver o problema. Os dedos em garra e martelo e o joanete são alterações na anatomia normal do pé, isso aumenta a pressão nos metatarsos enquanto anda;
- Pé cavo. Quem tem pé cavo, ou seja, o arco do pé muito elevado, também pode ter vir a ter este problema. Nestes casos a área de contacto do pé com o chão é menor e sobrecarrega as cabeças dos metatarsos.

Caso tenha algum destes hábitos que proporcionam o aparecimento do problema ou alguma deformidade deve tomar algumas precauções.
Se está a passar por este problema temos algumas sugestões para que possa voltar a fazer a sua vida sem a presença de dor:
- Aplique gelo no local, vai ajudar a diminuir a dor e a sensação de compressão, ou pode submergir o pé num alguidar com água gelada. Durante por 15 a 20 minutos, nunca mais que isso;
- Faça caminhadas na praia, isso ajuda a trabalhar os músculos profundos e os tendões do pé.
- Fortaleça o seu pé, faça exercícios de fortalecimento da musculatura do mesmo.
- Evite andar descalço. Use calçado com palmilhas macias, de Gel ou Silicone que lhe proporcionem apoio e amortização ao caminhar;
Se achar que as palmilhas vão encher os seus sapatos opte apenas por almofadas metatársicas. Estas são feitas em gel ou têm gel no interior, por isso oferecem o mesmo conforto, mas de uma forma localizada.
Se esses métodos não funcionarem ou houver grande deformidade e rigidez dos ossos metatarsais, uma cirurgia deve ser realizada para solucionar o problema.
# Reabilitação adequada com propriocepção e fortalecimento #
# Exame de Baropodometria, teste da pisada e força muscular #