Ceilândia: (61) 3371-5937Asa Norte: (61) 3349-1186 Taguatinga: (61) 3550-6998 | Cruzeiro/Sudoeste: (61) 3550-8953 | Gama: (61) 999158-2666

Ceilândia: (61) 3371-5937Asa Norte: (61) 3349-1186 Taguatinga: (61) 3550-6998 | Cruzeiro/Sudoeste: (61) 3550-8953 | Gama: (61) 999158-2666

Exames e Procedimentos 

Ortopedia

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

ORTOPEDIA GERAL: Especialidade que previne, diagnostica e trata doenças e alterações que afetam músculos, ossos, articulações e ligamentos de todas as partes do corpo.
Normalmente é uma especialidade procurada para dores constantes, dificuldade em se movimentar, fraturas, entorses, luxações, entre outros.

ORTOPEDIA DE JOELHO: O joelho é a maior articulação do corpo. Tudo que fazemos no dia a dia, como andar, correr, abaixar, dirigir e subir escadas exigem esforço do joelho. É fundamental para realizar flexão, extensão e movimentos rotacionais. É muito comum acontecerem lesões com atletas amadores ou profissionais.

Justamente por ser tão importante para diversos movimentos, diversas condições de saúde podem atingir os joelhos, como:

– Ruptura de ligamentos
– Osteoartrose: prejudica cartilagem e articulações
– Tendinite patelar: normalmente acontece com atletas de futebol e atletismo
– Condromalácia: amolecimento da cartilagem
– “Joelho de Corredor” (Síndrome do Trato Iliotibial): inflamação na estrutura de tendões, que pode começar no quadril.
– Lesão no menisco: acontece normalmente por movimentos de rotação. Sintomas envolvem dor e estalos na lateral dos joelhos.

ORTOPEDIA DE QUADRIL: Quadril é a articulação que une dois ossos (parte do fêmur e da bacia), composto também por outras estruturas como músculos, tendões, cartilagem, ligamentos, nervos, entre outros. O quadril é responsável por possibilitar diversos movimentos do cotidiano, como se sentar, cruzar as pernas, andar, pular e correr.

É importante procurar essa especialidade caso perceba dor, rigidez e/ou dificuldade em realizar movimentos simples como mexer o corpo, agachar ou amarrar os sapatos. Caso sinta dores nessa região apenas depois de atividades físicas, pode significar lesão articular no quadril. Entre as condições mais comuns que atingem o quadril, estão:

– Bursite
– Osteoporose
– Artrite
– Artrose
– Fraturas
– Tendinites
– Impacto Femoroacetabular

ORTOPEDIA DE OMBRO: O ombro é uma articulação que possibilita diversos movimentos, mas ao mesmo tempo também existem diversas condições que podem afetar a região, como bursite, lesões de ligamentos, deslocamento, desgaste de articulações, entre outros.

– Dor no ombro é uma das maiores queixas em consultas ortopédicas. Pode acontecer pelo próprio envelhecimento, por trauma, movimentos repetitivos, posições erradas e excesso de impacto em exercícios físicos. Essa dor não costuma aparecer apenas no ombro, mas também no pescoço e braço.

ORTOPEDIA DE COTOVELO: Levantar e abaixar os braços, digitar, escrever, pentear o cabelo e cozinhar são algumas das atividades possíveis devido ao cotovelo, articulação que possibilita esses movimentos. O cotovelo em condições normais possui 150º de amplitude na flexão, o que aumenta as chances de doenças e lesões. Conheça algumas condições que afetam o cotovelo:

– Compressão do nervo ulnar
– Fraturas
– Osteocondrite
– Artrite
– Artrose
– “Cotovelo de tenista” (epicondilite)

TRAUMATOLOGIA: Tratamento de lesões musculoesqueléticas de urgência, que normalmente aparecem no pronto-socorro devido à acidentes e traumas domésticos, esportivos, de trabalho e automobilísticos. Envolvem as lesões musculares, ósseas, de ligamentos e tendões, que ocorrem por força excessiva ou contusões.

FRATURAS MAIS COMUNS: As fraturas são rompimentos parciais ou totais dos ossos. Podem ser expostas, quando o osso ultrapassa a pele e é possível vê-lo, ou fechadas, quando a pele permanece íntegra.

Em geral as fraturas acontecem por excesso de pressão nos ossos, com quedas, pancadas e acidentes. Porém, o envelhecimento pode causar maiores chances de fraturas, já que os ossos ficam mais frágeis. Pode ser também patológica, devido a doenças como câncer e osteoporose.

Os casos mais comuns que aparecem na clínica dependem muito da faixa etária e estilo de vida das pessoas. Porém, em geral, existem algumas que acontecem com mais frequência:

Fraturas de punho e tornozelo
Fraturas dos metacarpos, que são os ossos dos dedos.
Fraturas do pé
Fraturas no joelho
Fraturas do antebraço
Fraturas da coluna e bacia, principalmente em acidentes de carro e moto.

Para casos urgentes, a qualquer hora do dia, temos uma nova unidade com pronto-socorro 24 horas no Cruzeiro – Hospital São Mateus. Nossa equipe está sempre pronta para prestar o melhor atendimento.