O uso de remédios para tratar a obesidade, eles são indicados para o paciente que mudou o estilo de vida, ou seja, alimenta-se de forma adequada e pratica atividade física, mas não perde peso. Nesse caso, é preciso avaliar a prescrição do medicamento que atua em diferentes áreas do organismo, tanto na absorção de gorduras, quanto no sistema nervoso central para inibir a fome e a sensação de saciedade. Caso o tratamento medicamentoso e a mudança do estilo de vida não surtam efeito pode ser indicado a cirurgia bariátrica, mas o médico avaliará cada paciente e indicará a melhor técnica.
Semglutide (Ozempic): para que serve?
A Semaglutida é um medicamento que possui semelhança com os hormônios produzidos naturalmente pelo nosso intestino delgado em resposta à ingestão de alimentos porqueestimula a liberação de insulina pelo pâncreas e reduz a liberação de glucagon, um hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue. Usado no tratamento da diabetes >
O Ozempictambém atua retardando o esvaziamento do estômago e sua ação no sistema nervoso central é responsável por reduzir a sensação de fome, ajudando no controle do apetite e aumentando a sensação de saciedade. Em consequência disso, pacientes com obesidade apresentam uma redução significativa do seu peso corporal.
Como se usa o ozempic?
O Ozempic é um medicamento injetável que é administrado por injeção subcutânea, ou seja, é injetado sob a pele. Ele é geralmente administrado uma vez por semana, no mesmo dia e horário, preferencialmente pela manhã, independentemente das refeições.
O medicamento vem em canetas pré-carregadas com doses de 0,25 mg, 0,5 mg ou 1,0 mg, que são descartáveis e não devem ser reutilizadas. A caneta é equipada com uma agulha fina e é fácil de usar.
Antes de injetar, é necessário limpar a pele com álcool e, em seguida, inserir a agulha na pele e apertar o botão da caneta para administrar a dose. O medicamento pode ser aplicado no abdômen, na parte superior da coxa ou na parte superior do braço.É importante mudar o local de injeção a cada semana, para evitar algum dano à pele.
A dose inicial recomendada de Ozempic para diabetes é de 0,25 mg uma vez por semana e, após algumas semanas, as doses podem ser ajustadas.
Já a dose recomendada para perda de peso é de 2,4 mg, administrada uma vez por semana, durante as primeiras quatro semanas. Depois desse período, a dose é aumentada para 3 mg e continuada semanalmente.
Afinal, o ozempic emagrece mesmo?
A perda de peso é um efeito colateral em pacientes tratados com Semaglutida para diabetes tipo 2, porque o medicamentoreduz o apetite e aumenta a sensação de saciedade após as refeições. Isso pode levar a uma redução na ingestão de calorias e, consequentemente, à perda de peso.
Apesar do Ozempic ter ficado conhecido por pacientes que não possuem diabetes e procuram este tratamento para emagrecer, é importante lembrar quea Semaglutida só deve ser usada sob prescrição médica e em conjunto com uma dieta saudável e prática regular de exercícios físicos.
Além disso,a perda de peso pode variar de paciente para paciente, sendo sempre indispensável consultar um médico especialista, que será responsável por avaliar a necessidade de seu uso, orientará sobre a dose adequada e gerenciará os possíveis efeitos colaterais desse usooff label.
Ozempic: efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns desse medicamento incluemnáuseas, diarreia, dor abdominal, constipação, dor de cabeça, cansaço, prisão de ventre, vômitos e reações no local da injeção,como vermelhidão, dor e inchaço.
Em casos raros, o Ozempic pode causar efeitos colaterais mais graves, comopancreatite, reações alérgicas, problemas renais e problemas na tireoide.É importante relatar ao médico e ao farmacêutico sobre qualquer sintoma ou reação adversa que possa ocorrer durante o tratamento.
O que é o “rosto de ozempic”?
O termo “rosto de Ozempic” pode ser usado para descrever uma reação comum que alguns pacientes experimentam quando iniciam o tratamento com Ozempic. Essa reação écaracterizada por uma vermelhidão na face que pode ser acompanhada de coceira, calor e inchaço, resultante de uma resposta imunológica ao medicamento.
O termo “rosto de ozempic” também é utilizado para os pacientes que, ao perderem peso muito rapidamente, ficam com o rosto flácido, caído e com aspecto murcho.
Alternativas ao Ozempic para a perda de peso
É normal que alguns medicamentos acabem ganhando fama na internet quando são associados à uma rápida perda de peso, no entanto, se pararmos para analisar friamente os efeitos do Ozempic para a perda de peso, é possível notar que existem uma série de medicamentos similares.
Oxandrolona, ioimbina e spirulina são alguns exemplos de ativos para emagrecer que você pode consumir com mais segurança e em dosagens personalizadas especificamente para você e de acordo com os seus objetivos.
Suplementos manipulados (personalizados) podem auxiliar no processo de emagrecimento saudável e costumam ser bem menos agressivos ao nosso organismo. Geralmente, essas fórmulas ajudam a controlar o apetite e acelerar o metabolismo, que são os mesmos efeitos causados pelo Ozempic.