A deficiência de vitamina B12 pode ocorrer em veganos que não tomam suplementos ou em decorrência de um distúrbio de absorção.
- Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas.
- Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
- O diagnóstico de deficiência de vitamina B12 toma por base os exames de sangue.
- Quando altas doses de suplementos de vitamina B12 são administradas, os sintomas da anemia tendem a se resolver.
- Os sintomas provocados por danos nos nervos e demência em idosos podem persistir.
A vitamina B12 (cobalamina), juntamente com o folato, é necessária para a formação e o amadurecimento dos glóbulos vermelhos e para a síntese do ácido desoxirribonucleico (ácido desoxirribonucleico), que é o material genético das células. A vitamina B12 é também necessária para uma função normal dos nervos. Boas fontes de vitamina B12 incluem carnes (especialmente carne bovina, suína, fígado e outras vísceras), ovos, cereais enriquecidos, leite, mariscos, ostras, salmão e atum.
Ao contrário da maioria das vitaminas, a B12 é armazenada em quantidades substanciais, principalmente no fígado, até ser necessária pelo organismo. Se uma pessoa parar de consumir a vitamina, os estoques dessa vitamina no organismo geralmente levam entre três e cinco anos para se esgotar.
Embora as pessoas não devam usar altas doses de vitamina B12 como uma panaceia, a vitamina não parece ser tóxica; contudo, o consumo de quantidades excessivas de B12 não é recomendado.
A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal. Normalmente, a vitamina B12 é prontamente absorvida na última parte do intestino delgado (íleo), que se comunica com o intestino grosso. No entanto, para ser absorvida, essa vitamina tem que ser combinada com o fator intrínseco, a proteína produzida pelo estômago. Sem este, a vitamina B12 permanece no intestino e é excretada com as fezes.
Uma vez que a vitamina B12 é necessária para a formação de células sanguíneas maduras, a deficiência dessa vitamina pode causar anemia perniciosa. A anemia é caracterizada por glóbulos vermelhos anormalmente grandes (macrócitos) e glóbulos brancos do sangue anormais. A anemia não pode desenvolver-se por até 3 a 5 anos após a deficiência ter início, pois uma grande quantidade de vitamina B12 é armazenada no fígado.
A deficiência de vitamina B12 também pode causar lesões nervosas (neuropatia), mesmo na ausência de anemia.
Diagnóstico
- Exames de sangue
- Ocasionalmente, endoscopia
Geralmente, a suspeita da existência de uma deficiência de vitamina B12 ocorre quando as análises sanguíneas de rotina detectam glóbulos vermelhos grandes. Às vezes, o médico suspeita que ela está presente quando a pessoa apresenta sintomas característicos de lesões nos nervos, como formigamento ou perda de sensibilidade. Se houver suspeita de deficiência, deve-se medir a quantidade de vitamina B12 presente no sangue.
Geralmente, o médico também mede os níveis de ácido fólico no sangue para descartar a possibilidade de deficiência de ácido fólico, que também pode causar a presença de glóbulos vermelhos grandes.
Caso a deficiência de vitamina B12 seja confirmada em um idoso, não serão necessários outros exames, pois a causa, como a baixa acidez gástrica, não é habitualmente grave. Em pessoas mais jovens, outros exames, incluindo outros exames de sangue, podem ser realizados para determinar a causa.
Pode ser realizada uma endoscopia (uso de um tubo de visualização flexível para examinar diretamente as estruturas internas) para verificar se há destruição de células do estômago que produzem o fator intrínseco.
Tratamento
O tratamento da deficiência de vitamina B12 varia de acordo com a sua causa. No caso da anemia perniciosa, por exemplo, o tratamento é feito com aplicações de injeções intramusculares periódicas dessa vitamina e de outras do complexo B.
Quando a causa é a alimentação e a absorção é normal, o médico ou o nutricionista pode indicar a suplementação oral ou injeção de vitamina B12, assim como o aumento do consumo dos alimentos ricos nessa vitamina.
No caso dos vegetarianos, é importante incluir na dieta o consumo de alimentos enriquecidos com essa vitamina, como leite de soja, tofu e cerais, por exemplo.
O excesso dessa vitamina é raro, já que a vitamina B12 pode ser facilmente eliminada na urina. No entanto, pessoas que possuem policitemia, alergia ao cobalto ou à cobalamina, ou que se encontram no período pós operatório não devem fazer uso de suplementos de vitamina B12.