A bromelina ou bromelaína é um concentrado de enzimas proteolíticas obtidas do abacaxi (cascas e haste frutíferas), Ananas comosus (Bromeliaceae). É usada por sua ação enzimática em formulações auxiliares da digestão, geralmente associada a outras enzimas digestivas. Também tem ação antiinflamatória e antiedematosa. A bromelina atua na decomposição de proteínas em peptonas menores por meio de hidrólise, contribuindo para maior eficiência na digestão das proteínas. Também são indicadas para pessoas que consomem muitos alimentos proteicos para ganho de massa magra. Por este motivo, existe uma crescente demanda da bromelina como parte da suplementação para atletas, por facilitar a digestão de proteínas evitando a dor muscular tardia (DMT). Outros usos terapêuticos da Bromelina estão associados à inibição da agregação plaquetária, atividade fibrinolítica, ação anti-inflamatória e antitumoral, modulação de citocinas e da imunidade, aumento da absorção de outras drogas, propriedades mucolíticas, facilitador da digestão, acelerador da cicatrização e melhora da circulação e sistema cardiovascular.

Propriedades: • Enzima proteolítica • Auxiliar na digestão • Facilita a digestão de proteínas • Acelerador de cicatrização • Melhora circulação • Atividade antiinflamatória e antitumoral

Efeitos colaterais

A princípio, o consumo de bromelina é seguro para a maioria das pessoas, principalmente se as quantidades forem adequadas de forma correta. O consumo pode ocasionar efeitos colaterais como diarreia, desconfortos estomacais e intestinais.

A bromelina pode aumentar o risco de ocorrência de hemorragia durante e após a cirurgia. É recomendado que o consumo da enzima seja interrompido pelo menos duas semanas antes da data de acontecimento do procedimento cirúrgico.

Sono e controle da dor >
Alimentos Detox >