A idade ideal para se iniciar este trabalho é logo após notar um padrão inadequado da postura, muitas vezes notado pela família ou pelo pediatra que faz o acompanhamento da criança. Atualmente é cada vez mais comum as crianças desenvolverem quadros de dor nas costas devido ao tempo excessivo em tablets, celulares e outros aparelhos eletrônicos, que se somam ao sedentarismo e forçam a coluna de maneira errada.
Para meninos e meninas que já apresentam hipercifose dorsal, popularmente conhecida como “corcunda”, escoliose e hiperlordose lombar (bumbum muito “arrebitado”), a reeducação é de grande importância para conter os fatores que desencadeiam crises dolorosas e a própria evolução da curvatura.
A reeducação postural em crianças não tem contraindicações, mas não deve ser feita em casos de fraturas não recuperadas, feridas abertas e alterações cognitivas.
Para além do RPG, ainda é possível praticar o pilates, que entra em outra etapa e seguimento de atividade. O fisioterapeuta irá conduzir o tratamento de acordo com o perfil de cada paciente.
Os exercícios mais trabalhados em quase todos os quadros são:
- Conscientização do apoio plantar de forma correta no chão, ou seja, forma ideal de pisada
- Alongamentos dos músculos da parte de trás dos joelhos e das panturrilhas
- Alongamento da musculatura paravertebral
- Alongamento da musculatura da cadeia inspiratória
- Fortalecimento dos abdominais
- Alinhamento dos ombros
Tratamento em Brasília / DF
Terapia com reeducação postural global (RPG) e avaliação postural >
Saiba mais sobre lombalgia >