Força muscular e dinamometria
A força muscular (FM) é a capacidade de um músculo ou de um grupamento muscular de gerar torque sobre uma articulação específica. É considerada a valência física mais importante, estando intimamente envolvida com a capacidade funcional.
Uma redução da FM é um preceptor de limitações físicas. O declínio na função motora, incluindo um decréscimo na força e no desempenho muscular, leva à redução da autonomia evidenciada na realização das atividades de vida diária (AVDs), principalmente em idosos.
Estudos demonstram que os níveis de FM estão relacionados aos índices de limitações funcionais e problemas de saúde gerais durante a vida, além de estarem independentemente associados com o risco de morte por todas as causas em ambos os sexos e por câncer exclusivamente no sexo masculino.
A fraqueza muscular associada ao uso inadequado do corpo no dia a dia expõe as estruturas da coluna a agravos, o que pode resultar em uma maior taxa de afastamentos temporários ou permanentes do trabalho.
Além disso, avaliação da força muscular permite determinar o perfil da condição muscular, identificando os desequilíbrios musculares de uma forma específica, refletindo um parâmetro importante na adequada realização da prática esportiva. Neste sentido, a dinamometria tem sido amplamente utilizada nas últimas décadas como método para avaliar a força e o equilíbrio musculares. Alterações nos parâmetros musculares estão intimamente relacionados à lesões e, consequentemente, à queda no desempenho funcional. Os principais fatores de risco para a ocorrência de lesões são assimetrias na comparação de um membro com o contralateral. A avaliação muscular através da dinamometria permite a descrição de dados normativos úteis na prevenção, treinamento e reabilitação.
Para que server a dinamometria?
A definição do conceito de força, sob o aspecto físico, somente pode ser interpretada a partir do efeito de sua ação, e assim, pode-se interpretar seus efeitos estáticos e dinâmicos.
A principal dificuldade de compreensão da natureza da força está na dosagem ou controle de sua grandeza e função tempo, as quais exercem uma grande influência nos diferentes movimentos humanos que se utilizam deste parâmetro em distintos graus de intensidade, com dependência de rendimento na execução do movimento.
Entre os principais objetivos que indicam a utilização da dinamometria pode-se apontar:
(a) análise da técnica de movimento;
(b) análise da condição física;
(c) controle da sobrecarga;
(d) influência de fatores externos;
(e) influência de fatores internos; e
(f) monitoramento de atletas;
Quem deve fazer a dinamometria?
O exame de dinamometria é indicado no acompanhamento de atletas, para pessoas com lesões musculares em qualquer parte do corpo e também durante avaliações físicas.
O teste deve ser repetido de tempos em tempos pra que o fisioterapeuta possa ver se os exercícios do tratamento tão mesmo melhorando a força e o equilíbrio muscular.
Agendar avaliação >
Treinamento proprioceptivo >
Tipos de fibras musculares >