Acupuntura para o tratamento de cefaleia e dismenorreia em Brasília

A acupuntura é uma técnica de medicina alternativa, de origem chinesa, que visa o equilíbrio entre as energias do corpo e suas funcionalidades. De modo geral, esse método tem o objetivo de tratar clinicamente diversas doenças por meio da aplicação de agulhas em determinadas partes do corpo, para liberação de estresse e exaustão. Além disso, outras técnicas utilizadas pela acupuntura incluem moxabustão, ventosa e auriculoterapia.

Para a acupuntura, o corpo humano é composto pelo equilíbrio das energias Yin e Yang e, quando há um desequilíbrio entre elas, é que são considerados os estágios de doença. Em função disso, a técnica medicinal atua de forma terapêutica e fortalecedora dos órgãos.

Por esse motivo, a acupuntura é extremamente eficaz no tratamento de doenças como cefaléia e dismenorréia. Abaixo, saiba mais sobre esses problemas e como a acupuntura atua no tratamento delas.

Cefaléia

Conhecida popularmente como “dor de cabeça”, a cefaléia pode ser caracterizada como uma dor de cabeça simples (que passa com o uso de medicamentos normais) ou ser mais séria como enxaqueca, apresentando diversos sintomas como náuseas e sensibilidade à luz.

Existem, ainda, outros tipos de cefaleia, como:

Tensional: causada por alguma tensão ou estresse, ocorre geralmente ao fim de um dia exaustivo.

Salvas: acomete um lado da cabeça e geralmente vem e vai de repente, causando uma sensação de pulsação na cabeça e nos olhos

Cervicogênica: neste tipo, as dores de cabeça começam no pescoço e se estendem para a frente da cabeça.

Refratária: diferente das dores de cabeça comum, a refratária se caracteriza por ser uma dor persistente, que só melhora com o uso de medicamentos mais intensos e até venosos.

Para cada tipo de cefaléia existe um método mais eficaz de realizar a acupuntura. Mas, de modo geral, a técnica tem seu foco na promoção do relaxamento dos músculos, a fim de diminuir as dores tensionais e de enxaqueca. Além disso, as dores causadas por estresse também têm alívio com o uso da acupuntura.

Dismenorreia

Muito comum nas mulheres, a dismenorreia são as dores pélvicas que aparecem durante o período menstrual e podem, ou não, parar com o fim do fluxo. Essas dores são caracterizadas por serem muito intensas e impedirem a realização de atividades do cotidiano.

Para a acupuntura, a dismenorreia é causada por um desequilíbrio energético em órgãos como fígado e útero. Por isso, ela atua de modo a aumentar o relaxamento da região pélvica e diminuir a tensão acumulada. Além disso, ela também estimula os músculos, para a liberação de hormônios como a endorfina, responsável pela sensação de bem-estar.

A acupuntura reduz, ainda, a inflamação e promove a inibição das contrações uterinas, o que diminui significativamente as dores causadas pela menstruação.

Acupuntura na Salus

A Salus conta com uma equipe altamente especializada em diversos métodos utilizados na acupuntura, além de um espaço amplo e confortável, que beneficia o tratamento. Com diversas unidades localizadas pelos centros estratégicos do Distrito Federal, perto do paciente, a Salus é referência no tratamento de dores e patologias por meio da acupuntura. Além de atendimento multidisciplinar, com terapias de meditação, fisioterapia, rpg, pilates, reumatologia, psiquiatria, ortopedia e psicologia.

Publicado por
Salus