Pode ser causado por uma contusão ou pancada direta no osso e articulação, bem como por uma torção ocasionando um trauma no osso. O edema ósseo é visível somente nos exames de imagem de ressonância magnética e algumas vezes demonstra a associação com uma fratura inicial que pode ser pelo stress ocasionado no osso ou pela perda da arquitetura do trabeculado ósseo. A região próxima das articulações, conhecida como região metafisária, é a mais acometida por ter maior quantidade de vasos sanguíneos.
O edema ósseo não é visível nas radiografias simples normalmente.
Pode estar associado ao quadro de desgaste e inflamação nas articulações conhecido como osteoartrose e muitas vezes vem associado com uma pequena falha ou perda da arquitetura do osso e comumente chamada de edema ósseo com fratura subcondral. A gravidade do edema só poderá ser medida de forma eficiente, por meio de um exame de ressonância magnética. Sendo assim, será possível preconizar o melhor tipo de tratamento.
Os edemas, apesar de serem identificados com facilidade, possuem uma gama de tratamentos e possibilidades de recuperação. Para se ter uma ideia dos agravamentos da lesão, existem certos casos em que o osso se restabelece em poucos dias, enquanto em outros, o paciente poderá passar por longos meses de tratamento.
Os casos mais brandos estão relacionados a lesões ligamentares. Em até três semanas o paciente poderá estar apto a realizar as atividades físicas como sempre fez. Os mais graves quase sempre são causados por traumas de alta energia durante práticas esportivas e acidentes de alto impacto, também o edema ósseo pode ocorrer em processos degenerativos nas articulações.
Tratamento e recuperação
Felizmente existe uma série de procedimentos que podem ser utilizados para o edema ósseo. Seja para reduzir a dor, ou para atingir a recuperação plena dos movimentos perdidos.
Antes de tudo, o repouso do paciente é sempre bem-vindo. Paralelo a isso, o tratamento conservador se baseia no restabelecimento da integridade do membro acometido. Aparelhos de apoio, como cintas, órteses e bengalas, em muitas situações são necessários para dar suporte na mobilidade do paciente.
Para o combate à dor intensa, alguns anti-inflamatórios são recomendados sob prescrição médica. A administração de remédios homeopáticos também contribui para o restabelecimento do osso contundido.
Estudo com exames para verificar o metabolismo ósseo também são necessários, como por exemplo a verificação da dosagem da vitamina D.
Avaliar o equilíbrio muscular com o exame do movimento para realizar o balanço e evitar sobrecarga com Pilates ou musculação.
Um dos métodos eficazes que vem sendo utilizado para agilizar a cicatrização é o tratamento por ondas de choque com aparelho focal. É possível diminuir o tempo de recuperação, principalmente do tecido afetado pelo impacto. O tratamento por ondas de choque é eficiente no combate da dor e da imobilidade, que tanto podem limitar os pacientes.
Reitero a necessidade de avaliação médica para o completo diagnóstico e tratamento adequado, pois edema ósseo é um sinal de fadiga óssea e necessita de ampla investigação antes do tratamento.
Tratamento em Brasília / DF
Principais lesões no esporte >