O atacante Neymar sofreu uma entorse no tornozelo direito na estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022.
O problema clínico é um dos mais comuns no futebol e se configura como a distensão no ligamento, quando recebe uma força excessiva. A parte lateral do tornozelo é formada por três ligamentos e quando há um choque, em geral, se forma um edema, que é o inchaço visível.
O departamento médico do Brasil confirmou, nesta sexta (25), que tanto o atacante quanto o lateral-direito Danilo estão fora da Fase de Grupos da Copa. Os principais sintomas visíveis da entorse são dor, inchaço e limitação de movimento.
Tratamento
É preciso verificar, primeiro, se há alguma fratura. Isso pode ser constatado através de exame de imagem. Depois, então, iniciar o tratamento em si, com: uma boa analgesia, medidas anti-inflamatórias na fisioterapia, medicação anti-inflamatória, muito gelo, elevação do membro e até compressão ao redor do tornozelo para ajudar na redução do edema.
Entorse mais leve, a recuperação pode ser em poucos dias, menos de uma semana. Entorses mais graves podem precisar de um mês ou mais. Após, deve realizar uma reabilitação adequada com propriocepção e fortalecimento.