Acupuntura na lombalgia

A acupuntura representa atualmente uma opção terapêutica para dor lombar com ou sem radiculopatia, principalmente nos casos refratários ao tratamento convencional. Tem ação local e sistêmica, promovendo analgesia e relaxamento muscular e combatendo a inflamação, e em algumas poucas sessões pode ajudar melhorando o quadro de dor e contraturas. A nível central a acupuntura modula a liberação de neurotransmissores e hormônios neurais, liberando opioides endógenos.

Dessa forma, a acupuntura não apenas alivia a dor, mas também harmoniza os distúrbios físicos e psicológicos por ela provocados. É um método seguro inclusive para idosos e gestantes, diminuindo a necessidade do uso de medicamentos, e pode ser usada a longo prazo como suplemento do tratamento ortopédico.

Lombalgias e Dorsalgias

São chamados delombalgias os quadros de dores na região lombar (clinicamente descrita como localizada entre a costela inferior e as dobras glúteas), associados ou não a dores ciáticas (lombociatalgia) – dores irradiadas para glúteo, coxa, perna e/ou pé. Segundo a OMS, cerca de 80% da população tem ou terá em algum momento da vida quadro semelhante, em geral, de resolução espontânea, associados a algum agente causador que pode ser facilmente identificado pelo próprio paciente.

Saiba mais sobre as lombalgias >
Tratamento do túnel do carpo com acupuntura >

É uma das principais causas de absenteísmo ao trabalho nos países industrializados e a mais comum alteração músculo esquelética presente na sociedade, com alto impacto na atividade laborativa. Pode ser súbita ou insidiosa, aguda ou crônica (duração superior a três meses), e em todo caso há uma tendência à recorrência dos sintomas dolorosos. A dor lombar costuma ter origem degenerativa/inflamatória ou mecânico postural.

Em geral, é agravada por fatores psicológicos (ansiedade, estresse, insatisfação), mudanças climáticas e tarefas que exigem força que ultrapassam a capacidade do trabalhador. Os quadros agudos representam condição autolimitada na qual ocorre a recuperação espontânea em cerca de quatro a sete semanas, em 90% dos casos. Ao exame, o paciente em crise costuma apresentar imobilidade e/ou deformidade antálgica da coluna vertebral.

Agende um tratamento >