Sobre a síndrome do túnel do carpo

Síndrome do túnel do carpocompreende potencialmente sintomas sensoriais e/ou motoras na mão. São causados pela compressão do nervo mediano notúnel do carpono punho e leva a dormência, formigamento e sensações de queimadura, e uma dor na mão e dedos. Cerca de 1 em cada 10 pessoas desenvolvem asíndrome do túnel do carpo, em algum momento, e é particularmente comum em mulheres. Em um estudo no Reino Unido verificou-se uma incidência de 139,4 casos a cada 100.000 mulheres por ano e 67,2 casos a cada 100.000 homens. A condição tem implicações consideráveis ​​para o emprego e os custos de saúde.

Stc Acupuntura

Os fatores predisponentes incluem a predisposição genética, diabetes mellitus, gravidez, obesidade, mixedema, acromegalia e infiltração do retináculo flexor na amiloidose primária e hereditária.Síndrome do túnel do carpotambém pode ocorrer como consequência do comprometimento do pulso articular na artrite reumatoide ou osteoartrite, ou deformidade relacionada a uma fratura de idade. Não sabe-se se o uso excessivo das mãos pode ser uma das causas da síndrome, embora a maioria dos pacientes relatam que os sintomas são agravados pelo uso excessivo das mãos. Atuais opções de tratamento convencionais são talas, injeções de corticosteroides locais e cirurgia.

Saiba mais sobre a STC >

Como a acupuntura pode ajudar

Houve uma revisão sistemática, que demonstrou que aacupunturaé uma terapia sintomática desíndrome do túnel do carpo, mas os resultados ainda não são convincentes.

Além disso, há poucos ensaios clínicos randomizados, publicados desde esta revisão sistemática. Todos realizados com asíndrome do túnel do carpode leve a moderada. Dois realizados comacupunturaem comparação com aacupunturasham. Em ambos os casos aacupunturatrouxe mais melhorias em relação aos níveis de linha de base, mas em uma versão real foi superior ao tratamento simulado. Tais resultados contraditórios são comuns em ensaios de acupuntura sham, para intervenções “sham” não utiliza-se placebos inertes, portanto, potencialmente subestima-se o efeito daacupuntura‘real’, o que torna a interpretação dos resultados difíceis. Em um estudo deacupunturadois ensaios clínicos randomizados foram comparados a tratamentos convencionais de esteróides ou talas. Verificou-se ser tão eficaz quanto esses métodos, e em algumas circunstâncias superior.

Em geral, acredita-se que aacupunturaajuda estimular o sistema nervoso e provocar a liberação de moléculas mensageiras neuroquímicas. As alterações bioquímicas resultantes influenciam os mecanismos homeostáticos do corpo, promovendo, assim, o bem estar físico e emocional.

A pesquisa mostrou que otratamento com acupunturapode ajudar especificamente na gestão dasíndrome do túnel do carpoao:

  • Agir em áreas do cérebro conhecida por reduzir a sensibilidade à dor e stress, bem como promover relaxamento e desativar o cérebro da função ‘analítica’, que é responsável pela ansiedade e preocupação;
  • Aumentar a liberação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas;
  • Regular a rede límbica do cérebro, incluindo o hipotálamo e amígdala;
  • Induzir a plasticidade cortical (ou seja, o condicionamento do cérebro para parar de processar a entrada de nervo sensorial dos dedos afetados, o que leva a melhora dos sintomas).

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.