Para mulheres que estão na menopausa, as ondas de calor podem ser um dos sintomas mais incômodos e prejudiciais. No entanto, um novo estudo sugere que a Acupuntura pode ajudar a reduzir a intensidade e frequência das ondas de calor em mulheres na menopausa.
Asondas de calor na menopausaconsistem em uma sensação rápida de calor, e às vezes, vermelhidão no rosto associado a suores. A causa exata das ondas de calor ainda não é conhecida, mas pode estar relacionado à mudanças na circulação.
Conforme se aproximam damenopausa, cerca de 85 por cento das mulheres experimentam ondas de calor, e até 50 por cento delas continuam a tê-los por vários anos. Muitas mulheres procuram encontrar alívio para as ondas de calor, suor frio, e vermelhidão súbita da pele.
O tratamento mais eficaz para asondas de caloré a reposição hormonal, ou seja, o uso de medicações contendo estrógeno ou progesterona. No entanto, o tratamento com reposição hormonal pode aumentar o risco de outras doenças, como derrames cerebrais, problemas cardiovasculares e até câncer.
Acupuntura ajuda a proporcionar alívio de ondas de calor
A acupuntura tem sido sugerida como uma maneira de ajudar a aliviar as ondas de calor, mas agora, um novo estudo realizado pelaThe American Menopause Society(NAMS) reforça a sua eficácia. Os pesquisadores avaliaram centenas de outros estudos relacionados com a menopausa, olhando onde a acupuntura teve um papel no auxílio no alívio de ondas de calor. Os estudos selecionados incluíram 869 mulheres com idades entre 40 a 60 anos durante a menopausa, e que foram submetidas a uma variedade de técnicas deAcupuntura, que variavam desde aAcupuntura Tradicional da Medicina Chinesa, Acupuntura Auricular, Eletroacupuntura,Laser Acupunturae também acupressão.
Os autores concluíram que aAcupunturaimpactava positivamente tanto a frequência quanto a gravidade das ondas de calor. Os pesquisadores descobriram que as mulheres que se submeteram àacupunturaexperimentaram uma redução na gravidade e frequência das ondas de calor por até 3 meses.
Acredita-se que aAcupunturapossa ser útil no tratamento das onda de calor porque ela ajuda a reduzir endorfinas na parte do cérebro que afeta a termoregulação, ou seja, a parte do sistema nervoso central que está relacionada com o controle da temperatura em nosso corpo.
Como a Acupuntura ajuda na menopausa e ondas de calor?
- Regular o estradiol sérico, hormônio folículo estimulante (FSH) e o hormônio luteotrópico (LH) (Xia 2008).
- Aumentar o relaxamento e reduzir tensão (Samuels 2008). A acupuntura pode modular a neuroquímica cerebral, reduzindo os níveis de serotonina (Zhou 2008) e aumentar endorfinas (Han 2004), além de aumentar os níveis séricos de neuropeptídeos Y (Lee 2009), o que pode ajudar a combater estados afetivos negativos.
- Estimular nervos periféricos localizados nos músculos e outros tecidos, o que aumenta a liberação de endorfinas e outros fatores neuro hormorais, e modificam o processamento da dor no cérebro e medula espinal (Pomeranz 1987, Zijlstra 2003, Cheng 2009).