Este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspecto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.

Como funciona: a ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.

Ventosaterapia 640x540 1

Principais benefícios

O tratamento com ventosas pode ser indicado para eliminar a dor nas costas causada por tensão muscular ou contraturas, inchaço nos braços, pernas ou pés, dor nas articulações, sendo também um bom complemento no tratamento da celulite.

Isso porque os seus principais benefícios incluem:

  • Aumento da circulação sanguínea local;
  • Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
  • Fortalece os vasos sanguíneos;
  • Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
  • Relaxar e acalmar o corpo e a mente.

Os fisioterapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em Medicina Tradicional Chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento desse tipo de técnica.

Quanto tempo aplicar

O tempo de duração varia entre 5 e 15 minutos e podem ser realizadas sessões isoladas para combater a dor nas costas, ou até 8 sessões realizadas 1 vez por semana durante 8 semanas consecutivas.

Contraindicações da ventosaterapia

Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:

  • Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
  • Varizes;
  • Feridas;
  • Febre;
  • Fratura no local a ser tratado.

Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez, especialmente se não existir supervisão médica.

Algumas situações que não são contraindicações absolutas mas que necessitam de mais atenção ao usar este tipo de tratamento são: pessoas com pressão alta descontrolada, logo após praticar exercícios e sua aplicação em áreas que não tenham uma boa camada muscular, tendo mais extremidades ósseas proeminentes.

Como diminuir a dor e as marcas roxas da ventosa

Quando é usada uma grande quantidade de vácuo o local de tratamento pode ficar permanecer dolorido por cerca de 5 dias, mas pode-se observar que a pessoa ficará com marcas roxas no corpo, porque logo nos primeiros minutos de aplicação da ventosa, pode-se observar a vermelhidão e cor arroxeada que surge.

Assim, para evitar que isso aconteça, o que se pode fazer é diminuir a pressão de cada ventosa e não deixar que ela fique parada num só lugar. Uma boa estratégia para que a pele não fique marcada, nem dolorida é usar pouca pressão dentro da ventosa e aplicar óleo na pele e movimentar a ventosa constantemente pela área a ser tratada.

Tomar um banho morno e massagear a região que foi tratada com óleo de rosa mosquetá constitui um excelente tratamento caseiro para evitar a dor e as marcas roxas na pele depois do tratamento.

Marque uma avaliação >
Mais orientações no tratamento da dor >

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.