Uma dietasaudável, rica em alimentos que protejam o fígado, deve fazer parte da rotina. Para o bom funcionamento dele, os alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar devem ser evitados. Prefira os naturais e, de preferência, orgânicos. E tenha cuidado com o álcool, que é metabolizado pelo fígado e, se sobrecarregado por essa função, deixa de processar nutrientes e hormônios importantes.
É indicado ainda o consumo de alimentos que trazem antioxidantes fundamentais para o bom funcionamento do órgão, como selênio, zinco, magnésio, glicosinolato e glutationa – presentes na beterraba, cenoura, espinafre, alcachofra, aspargos, brócolis, couve, rúcula, castanha-do-pará, semente de abóbora, alho, coentro.
Outra ajuda importante vem dos chás e fitoterápicos. Carqueja, boldo, alcachofra, hortelã e dente-de-leão são infusões que comprovadamente beneficiam o órgão. Destaque para a silimarina, proveniente do cardomariano, uma erva: Essa substância regenera as células lesionadas pelo excesso de substâncias tóxicas.
Atividades físicas e controle do estresse também fazem parte do pacote, já que o bom funcionamento do fígado significa saúde e metabolismo em alta.