PROBLEMAS RELACIONADOS À DOR NA COLUNA
Algumas pessoas têm dor mais localizada no meio da coluna. É aquela dor que chamamos de axial, causada por sobrecarga na articulação. Esse tipo de dor ocorre mais quando você acorda, fica muito tempo sentado ou deitado. Com o passar do dia, conforme você se movimenta, ela vai melhorando.
Outras pessoas sofrem com uma dor que irradia para os braços ou pernas. Esse tipo de dor está mais relacionado à irritação dos nervos que saem da coluna, e ocorre quando os nervos são comprimidos por uma hérnia de disco por exemplo. Essa situação é o contrário da primeira acima: sua dor piora conforme você movimenta e alivia quando você descansa porque os nervos vão sendo irritados pela compressão produzida pelo movimento.
Mas tem também um grupo de pessoas que tem tanta dor que acaba misturando os dois tipos de problema na coluna. Esses casos são aqueles mais complicados que acabam sendo operados sem necessidade pelo desespero provocado pela dor.
PROBLEMA DA ARTROSE NO QUADRIL
A artrose do quadril quase nunca vem sozinha. A maioria dos pacientes chega também com problemas relacionados à síndrome da dor trocantérica (também conhecida como bursite trocantérica), tendinite do glúteo e dor lombar.
A dor dessas moléstias é bem parecida e pode inclusive confundir. Por isso, é imprescindível ser examinado pelo ortopedista especialista pra que ele possa determinar com maior precisão a origem da sua dor.
A dor do quadril pode ser mais localizada na virilha ou no “culote”. A partir de um desses locais, a dor pode migrar para a coluna, a nádega, ou descer para a coxa até chegar no joelho.
Isso te impede de andar, agachar e praticar esportes; ou seja, de fazer as coisas básicas do dia-a-dia de qualquer pessoa.
PROBLEMA DA ARTROSE NO OMBRO
Osteoartrose é uma patologia que atinge todas as articulações do corpo humano e tem uma prevalência maior com a idade. Com o envelhecimento da população, resultado de um aumento da expectativa de vida do brasileiro, cada vez mais temos pacientes com dores articulares em nossos consultórios.
As cirurgias para substituição articular por uma prótese trouxeram avanço na qualidade de vida das pessoas. Pensando naquelas pessoas que tem indicação cirúrgica, porém não desejam realizar em um certo momento da vida ou não tem condições clínicas seguras para realizar tal procedimento, foi desenvolvido procedimentos de denervação articular cujo objetivo é reduzir a dor.
A denervação do ombro é um procedimento é realizado em um ambiente cirúrgico, com o paciente acordado e em regime sem internação hospitalar. É realizar o procedimento guiado por ultrassom o que aumenta a acertividade de estar próximo aos alvos desejados. Essa denervação busca os nervos sensitivos apenas, preservando a função motora da articulação.
PROBLEMAS RELACIONADOS A DORES NOS JOELHOS >
DENERVAÇÃO OU NEUROTOMIA
Quando o tratamento inicial para a dor não funciona (i.e., a fisioterapia, medicamentos, fortalecimento, etc), se não houver lesão neurológica, podemos indicar a denervação (também chamada de neurotomia). Hoje há técnicas para articulações do joelho, quadril, coluna e ombro.
Ela consiste em “destruir” o nervo que provoca-sente a sua dor. Para que consiga “dessensibilizar” esse nervo que causa dor é utilizado um método chamado de radiofrequência.
O procedimento é realizado sob sedação anestésica para que você fique tranquilo durante a denervação. Depois que é feita a sedação, introduz-se agulhas bem fininhas na região doente (lembre-se que você estará sob sedação, então não será um procedimento desagradável pra você) e aplica-se as ondas de radiofrequência para “dessensibilizar” o nervo.
04 motivos da dor ao trabalhar sentado >
Agende uma avaliação >