Na maioria das vezes, a escoliose aparece no estirão de crescimento e não tem causa aparente. Nessa situação, denomina-se Escoliose idiopática do Adolescente. Essa condição afeta 2 a 3% da população geral e é mais comum em meninas (acomete 7 vezes mais meninas do que meninos).

Exercícios Fisioterapêuticos Específicos são recomendados como primeiro tratamento em curvas leves e moderadas, fazendo ou não uso de colete.

São exercícios baseados na auto-correção tridimensional da coluna. Existem diversas técnicas descritas, sendo a italiana SEAS (Scientific Exercises Approach to Scoliosis) e a alemã Schroth as mais difundidas. No tratamento conservador de escoliose com exercícios específicos, o paciente é ensinado a realizar correções e manter a postura corrigida nas atividades cotidianas. Geralmente, utiliza-se espelho no processo de aprendizagem, além da respiração correta para auxiliar na correção. A repetição dos exercícios em casa é de fundamental importância para automatização da postura corrigida.

Escoliose Rpg

Indicação dos exercícios fisioterapêuticos específicos para escoliose

A principal indicação de exercícios para correção de escoliose são curvas leves a moderadas em crianças e adolescentes em fase de crescimento. Os exercícios podem ser parte do tratamento com colete, de acordo com a previsão de crescimento ósseo. Caso não haja mais previsão de crescimento, elimina-se a necessidade do uso de colete.

Assim, no tratamento conservador de escoliose de crianças e adolescentes em crescimento, indica-se:

  • curvas de 10 a 25º – apenas exercícios, sem colete;
  • curvas de 25 a 45º – exercícios associados a colete.

Objetivos:

  • Impedir progressão (piora) da curva;
  • Impedir colapso postural;
  • Prevenir ou tratar disfunção respiratória (falta de ar);
  • Prevenir ou tratar dor nas costas;
  • Melhorar estética e qualidade de vida.

Quem tem escoliose pode praticar esporte?

Sim. A prática de atividade esportiva confere flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação, além de influenciar positivamente no aspecto psicológico e social da criança, tendo entre as indicações o Pilates. Entretanto, é importante ressaltar que a atividade esportiva não é tratamento para escoliose.

Tratamento em Brasília / DF
Terapia com reeducação postural global (RPG) e avaliação postural >
Saiba mais sobre lombalgia >

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.