O tratamento da hérnia de disco deve ser conservador (sem cirurgia) em 90% dos casos. Isso significa que 9 entre 10 pessoas com hérnia de disco não precisarão ser operadas e terão melhora completa dos sintomas.
Entretanto, 1 em cada 10 indivíduos com hérnia de disco poderá ter complicações como: perda de força no braço ou na perna, dor que não melhora com remédios ou perda do controle urinário e da capacidade de andar. Nesses casos, cirurgia é mais efetivo que qualquer tipo de tratamento conservador (não cirúrgico). É possível ter boa qualidade de vida após crise de hérnia de disco e realizar atividades habituais de trabalho e de lazer.
Por que hérnia de disco causa dor
O disco degenerado pode provocar dor na região lombar devido a processo inflamatório local. Além disso, o disco envelhecido se torna mais frágil e pode se romper e deslocar. O fragmento de cartilagem deslocado se chama hérnia de disco. Em certos casos, a hérnia de disco pode provocar compressão de nervo, ocasionando dor irradiada para braços ou pernas. Alguns fatores de risco para envelhecimento precoce do disco são: predisposição genética, tabagismo, excesso de peso e atividades laborais com esforços repetitivos.
Modalidades de tratamento conservador de hérnia de disco
Na maioria das vezes, sintomas agudos relacionados a hérnia de disco irão desaparecer completamente com tratamento não cirúrgico. Existem diversas opções para tratamento conservador de hérnia de disco durante a fase aguda, como:
- Repouso: compressão aguda de nervo não combina com esforços, muito menos com exercícios físicos. Nos primeiros dias (ou semanas) de dor irradiada para o braço ou para perna, seu corpo precisará que reduza a intensidade das atividades físicas (de trabalho e lazer) e mantenha certo grau de repouso.
- Fisioterapia: frequentemente utilizada para controle da dor nas fases iniciais. Existem diversas modalidades de analgesia que podem ser usadas na fase crítica da dor. Após isso, introduz-se progressivamente exercícios de alongamento muscular e, em seguida, de fortalecimento muscular. Existem diversas técnicas de fisioterapia para tratamento conservador de hérnia de disco.
- Acupuntura: procedimento médico que utiliza inserção e manipulação de agulhas metálicas em determinadas partes ou pontos do corpo, que visa tratamento de muitas condições clínicas, assim como à manutenção da saúde. Essa técnica terapêutica é originária da China e faz parte de um grupo de conhecimentos médicos desenvolvidos ao longo dos últimos 2.500 anos, denominados de Medicina Tradicional Chinesa (MTC).
- Infiltrações na coluna ou bloqueios anestésicos: procedimentos frequentemente utilizados pelos ortopedistas. Possui eficácia e resultado consistentes no tratamento dedor na colunae nonervo ciático.
- Tratamento em Brasília / DF
Terapia com reeducação postural global (RPG) e avaliação postural >
Saiba mais sobre lombalgia >