Lombalgia é um sintoma e sua causa exata nem sempre pode ser explicada. A avaliação de indivíduos com dor lombar se inicia por meio de exame clínico detalhado, não devendo ser baseado apenas em estudos de imagem, dado que muitas vezes alterações presentes nas imagens de ressonância magnética não são responsáveis pelos sintomas. Alguns sinais clínicos, entretanto, como perda de força, alterações de sensibilidade nas pernas e pés, dor noturna e alterações súbitas de controle intestinal ou da bexiga devem servir como alerta para investigação mais detalhada.

Na maioria das vezes o tratamento conservador é a melhor opção para dores lombares.

O que é postura de preferência?

É importante identificar as posturas de preferência, que são posições que provocam alívio dos sintomas. São exemplos comuns: sentar-se, deitar ou inclinar o tronco para trás ou para frente na posição em pé. Essas posições podem ser adotadas para alívio dos sintomas, assim como outras mudanças na rotina e estilo de vida.

O fisioterapeuta atua de modo a identificar as posturas de preferência a serem adotadas, compreender os mecanismos que desencadearam os sintomas e orientar a melhor forma de retornar a atividades de vida diária.

Ergonom

Exercícios ajudam no problema e devem ser encorajados

Exercícios ativos de fortalecimento, resistência e controle motor são ótimas alternativas no manejo da dor lombar e devem ser encorajados nas diversas fases do tratamento conservador. Os exercícios são individualizados em relação a variações e intensidade, levando-se em consideração aspectos pessoais como condicionamento físico e objetivos a serem atingidos.

Hernia De Disco Sem Cirurgia

Alteração de força e resistência

Além disso, é importante detectar alterações de força e resistência, por meio de avaliação funcional, onde o fisioterapeuta utiliza aparelhos e testes específicos para planejar a terapia e facilitar a comunicação com outros profissionais da saúde.

Orientações fisioterápicas fundamentais para lombalgia

É comum pacientes terem muitas dúvidas na crise de dor lombar. O fisioterapeuta, muitas vezes, é o profissional que faz primeiro contato com o paciente. Dessa forma, é fundamental entender o problema e sugerir mudanças simples de comportamento e de atitudes, de modo a aliviar os sintomas ou evitar o surgimento dor lombar. São exemplos de recomendações fisioterápicas:

Tratamento em Brasília / DF
Terapia com reeducação postural global (RPG) e avaliação postural >
Saiba mais sobre lombalgia >

Criada em 2017 com a proposta de cuidar com profissionalismo de pacientes com dores articulares, musculares e ósseas.