Nosso corpo precisa estar bem alimentado e abastecido com todos os nutrientes dos quais ele necessita para funcionar em boas condições. E isso vale tanto para a saúde física quanto para a mental. Além das sensações de prazer causadas pelas substâncias químicas que nosso cérebro libera quando comemos, alguns alimentos são capazes de aumentar a produção de neurotransmissores que podem diminuir a sensação de dor, combater o estresse e melhorar a qualidade do sono, provocando, assim, sensação de bem-estar, bom humor, tranquilidade, disposição e felicidade.

PREVENÇÃO A QUADROS DEPRESSIVOS

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o poder desses alimentos é comprovado cientificamente com estudos que atestam a relação entre o desequilíbrio hormonal e a depressão, mal que afeta mais de 300 milhões de pessoas em todo o planeta e está entre as principais causas de invalidez. Quatro neurotransmissores destacam-se no papel de causar sensação de prazer e bem-estar: dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Sua produção pode ser estimulada com a ingestão de alimentos específicos, que vamos listar mais abaixo e que podem, inclusive, ajudar nos quadros de esquizofrenia e no combate a doenças degenerativas.

Um estudo realizado na Inglaterra revelou mudanças positivas para a saúde mental a partir de alterações no cardápio. Realizado com cerca de 200 pessoas, o Food and Mood Project (Projeto Comida e Humor), elaborado por Amanda Geary, constatou que 26% apresentaram melhora na instabilidade emocional, 24% na depressão e 26% em ataques de pânico e ansiedade. Durante a pesquisa, os participantes diminuíram o consumo de açúcar, cafeína, álcool e chocolate e aumentaram o de frutas, peixes e líquidos.

Por tudo isso, fazer um acompanhamento nutricional pode ser decisivo para amanutenção completa de sua saúde.

Agende com a nossa nutrição >