Cada vez mais percebemos a necessidade de cuidar da saúde do nosso corpo, são inúmeros os casos de pessoas que sofrem com dores das mais diversas ordens: artrose, hérnias discais, deformações da coluna vertebral, tendinites, dores no pescoço e nas costas, ardência no quadril, só para citar algumas.

Porém será que estamos sabendo interpretar os sinais e sintomas dos obstáculos que não permitem que nosso corpo se regenere devidamente? Será que estamos adotando medidas assertivas no tratamento das dores ou estamos simplesmente adotando medidas paliativas? Precisamos agir nas causas que afetam o aparelho locomotor, eliminando os obstáculos que impedem a pessoa de realizar tarefas sem dor ou mesmo atingir um nível de alta performance nos esportes.

O que é a reeducação postural global (RPG)?

A reeducação postural global é um reequilíbrio do sistema postural, esse sistema que nos mantem em pé equilibrado, ajuda a nos situarmos no espaço e que tem papel fundamental na execução dos movimentos.

O controle da postura ortostática é fruto de numerosos fatores (biomecânicos, sensoriais, neuropsicológicos) integrados em tempo real num conjunto denominado de sistema postural.

É uma forma nova de olharmos para as posturas e de como a pessoa esta estruturada, a partir dai podemos entender melhor como forças e cargas anormais estão sendo distribuídas nos músculos, tendões, nervos e articulações.

Para quem o RPG é indicado?

A reeducação postural global pode ser realizada por crianças, adolescentes e adultos, pode ser realizada de forma preventiva ou corretiva. As dores crônicas apresentam um excelente resultado com o tratamento do Sistema Tônico Postural. Como exemplo as hérnias discais, artroses, dores na coluna vertebral (cervicais, dorsais, lombares e sacrais), nevralgias, cervicobraquialgia, ciáticas, dores com componentes estáticos (quadril, joelhos, pés), alterações das curvaturas da coluna (hipercifose, escoliose, hiperlordose ou as retificações), patologias esportivas (câimbras, dores musculares, tendinites), cefaléias, vertigens, além de dores nos pés causadas por fasceíte plantar, esporão do calcâneo, neuroma de Morton, entre outros

Como saber que preciso da reeducação postural global?


Basta um rápido olhar no espelho ou à nossa volta que fica fácil perceber que estamos cada vez mais adotando uma postura ruim, parte desse problema se deve ao fato de passarmos mais tempo em posições indesejadas e realizando tarefas que afetam nossa postura de maneira significativa.

O resultado disso são as alterações posturais que podem acarretar dor, disfunções do movimento, desgaste articular precoce, hérnias de disco, cifoses, escolioses, cefaleias tensionais, tendinites, diminuição da performance nos esportes, bem como nas atividades da vida diária e uma infinidades de problemas relacionados ao aparelho locomotor.

De maneira simples, uma soma entre a forma como utilizamos nosso corpo no dia a dia e lutamos contra a ação da gravidade, que tenta nos achatar, e as alterações posturais, vão colocar cargas anormais em certas estruturas, fazendo com que processos dolorosos apareçam. A reeducação postural vai auxiliar a resolver esses problemas.