Se você apresenta dores nos calcanhares, que geralmente são mais fortes pela manhã, logo ao apoiar os pés no chão, ou então no final do dia, provavelmente você está apresentando fasciite plantar.

Joanete é uma deformidade da base do grande dedo dos pés. Ela é caracterizada pela tendência deste dedo de apontar para lateral, ocasionando uma saliência na parte interna do pé, que pode ocasionar atrito com o calçado e dor.

Causas:a principal causa do joanete é o uso de calçados inadequados. Calçados com a parte anterior estreita (bico fino) e saltos altos são os principais vilões. O salto faz com que o peso do corpo comprima a parte da frente dos pés contra a parte estreita do calçado, fazendo com que os dedos se deformem gradualmente. É como se o pé estivesse colocado em um funil.

Prevenção:o que deforma os pés é o uso constante de calçados inadequados. Caso o uso seja apenas eventual, em ocasiões especiais, não há tanto problema. Sendo assim, a melhor forma de prevenir joanetes é utilizar no dia a dia calçados confortáveis, com a parte anterior ampla.

Tratamento:uma vez deformado o grande dedo do pé, não existem aparelhos ou sapatos especiais que revertam o quadro. No caso de joanetes grandes e dolorosos o tratamento disponível é cirúrgico. Graças às modernas técnicas já em uso, os resultados são muito bons, tanto para a função dos pés quanto esteticamente.