Exames e Procedimentos 

Tratamento da Dor

O que é artrose?

A artrose, que significa osteoartrose ou desgaste articular, é uma doença degenerativa crônica que afeta as cartilagens, estruturas que impedem o atrito entre os ossos, especialmente nas articulações.

A artrose ou osteoartrite é uma condição decorrente do desgaste da cartilagem (tecido de revestimento). Isso faz com que as superfícies dos dois ossos fiquem em contato, causando atrito entre eles.

A cartilagem é um componente do corpo humano que previne o atrito entre os ossos e tem como objetivo fornecer sustentação, além de amortecer impactos.

Com o passar dos anos, esse tecido vai sendo reduzido. Em geral, é uma condição natural (processo degenerativo), acometendo sobretudo os idosos. Porém, algumas vezes, o desgaste é acelerado por outros fatores, como doenças ou impactos físicos.

As regiões mais frequentemente atingidas são os dedos das mãos, coluna cervical, joelhos, lombar e quadril.

Fribromialgia

A reeducação postural global (RPG) consiste em exercícios e posturas usadas dentro da fisioterapia para combater alterações da coluna como escoliose, corcunda e hiperlordose, além de outros problemas de saúde como dor de cabeça, nos joelhos, quadril, e até mesmo alterações como o pé chato, por exemplo.

Nesse tratamento o fisioterapeuta analisa toda a postura da pessoa e indica os exercícios que ela precisa realizar para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos necessários para realinhar todo o corpo.

 

Lidar com a dor crônica

Para pessoas com dor crônica, a dor afeta quase todos os aspectos de suas vidas. Mas ao mesmo tempo, tratamentos para aliviar dores crônicas pode também influenciar muitos aspectos da vida de uma pessoa. Nossos melhores remédios para alívio da dor têm muitos efeitos colaterais desagradáveis. Então o manejo da dor tem de ser bem avaliado.

5 erros mais cometidos no tratamento da dor
  • Esperar a dor passar
  • Não se exercitar
  • Pular a fisioterapia
  • Evitar tratamentos complementares
  • Ir a muitos especialistas
Tratamentos indicados para dores crônicas
  • Para as lombalgias e cervicalgias, isto é, as dores na parte inferior e superior das costas, o tratamento clínico inicial inclui fisioterapia, orientação postural e ergonômica, medicamentos como anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, antidepressivos e analgésicos não opioides, além de técnicas alternativas complementares como acupuntura.
  • Para as dores nas articulações, assim como fugir de profissionais de intenções duvidosas, a preferência deve ser, a princípio, pela abordagem clínica, novamente com a fisioterapia e acupuntura tendo um papel importante, bem como analgésicos não opioides de início. Neste caso, porém, já estão disponíveis no Brasil adesivos que liberam lentamente pequenas doses do opioide.