Terapias Alternativas

Pacientes com fibromialgia frequentemente procuram terapias alternativas para o alívio dos sintomas. A Acupuntura é uma das opções terapêuticas mais procuradas por estes pacientes, com ótimos resultados.

Fibromialgia, que é >

Qual o tratamento da fibromialgia?

Infelizmente não existe cura para a fibromialgia. É uma doença crônica, que geralmente perdura pela vida inteira, com períodos de melhora e piora da dor e dos outros sintomas. No entanto não é uma doença fatal nem progressiva, podendo o indivíduo apresentar controle dos sintomas através de um tratamento multidisciplinar, incluindo médico, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico, terapeuta ocupacional, enfermeiro, entre outros.

Tratamento multidisciplinar

O médico, além de levantar a suspeita e confirmar o diagnóstico, poderá prescrever remédios que auxiliem no controle da dor, das alterações de humor, do sono e do cansaço. O médico poderá também realizar tratamentos complementares, como a acupuntura, que através de agulhas finas colocadas em locais determinados do corpo, podem trazer sensação de bem-estar, reduzir a dor e melhorar a ansiedade, com praticamente nenhum efeito colateral. Para dores localizadas associadas, como a síndrome do manguito rotador ou dores no ombro, pode-se tentar bloqueios anestésicos como do nervo supraescapular. Para dores lombares, podemos tentar a utilização de terapias de ondas de choque ou infiltrações e bloqueios articulares com anestésicos e medicamentos corticóides locais.

O psicólogo é essencial para tratar as questões emocionais e atua também na memória e na concentração. O fisioterapeuta e o educador físico vão trabalhar as questões de atividade física regular, com alongamento, fortalecimento muscular e melhora do condicionamento físico, diminuindo significativamente a longo prazo a dor e o cansaço. O terapeuta ocupacional orientará formas de realizar melhor as atividades tanto do dia-a-dia quanto as profissionais, de modo a gastar menos energia, prejudicar menos as articulações, melhorar a postura, entre outros benefícios. O enfermeiro é essencial para ajudar o paciente a cuidar melhor das medicações que o médico prescrever e dar orientações em relação à sexualidade e o controle da parte intestinal e urinária, que podem trazer grande desconforto ao paciente.

Dessa maneira, com otratamento multidisciplinarcom cada profissional atuando de maneira conjunta aos demais, é possível controlar de modo satisfatório os sintomas da fibromialgia, trazendo mais qualidade de vida e menos sofrimento ao indivíduo, possibilitando que o indivíduo com fibromialgia tenha uma vida normal e saudável.

Alimentação e Fibromialgia >

Como a Acupuntura pode ajudar?

As aplicações de Acupuntura ajudam os pacientes com Fibromialgia no alívio da dor (com importante diminuição da sensação dolorosa), melhora do sono, humor, e fadiga (por meio da ação da Acupuntura de liberação de opioides endógenos e neurotransmissores como serotonina, endorfina). Assim, a Acupuntura é uma excelente terapia nestes casos, pois ajuda os pacientes a ter melhora na qualidade de vida, melhora dos sintomas da Fibromialgia, e também na diminuição do uso de remédios contínuos que estes pacientes precisam tomar todos os dias, diminuindo assim os seus efeitos colaterais.

Mas há evidências científicas?

A Acupuntura é ainda uma terapia recente no mundo ocidental, com a grande maioria das pesquisas científicas iniciadas após a década de 70. Muitos dos estudos iniciais pecavam pela baixa qualidade metodológica. Estuda-se bastante também a Acupuntura em experimentos animais, em que pesquisadores tentam entender o mecanismo de funcionamento da Acupuntura.

De acordo com estudos científicos, a Acupuntura apresenta efeitos analgésicos em diversos tipos de dores crônicas. Os estudos de Acupuntura na Fibromialgia são poucos, mas a maioria sugere que a Acupuntura pode ter um efeito benéfico, não apenas no controle da dor, mas também nos outros sintomas associados à Fibromialgia.

Um estudo publicado pela Clínica Mayo dos Estados Unidos mostrou que a Acupuntura pode ajudar a melhorar a fadiga e ansiedade nos pacientes com Fibromialgia, por até 7 meses após o final do tratamento. Neste estudo, foram selecionados 50 pacientes com Fibromialgia, sendo que metade deles recebeu o tratamento real de Acupuntura, e a outra metade um tratamento placebo. Nenhum dos pacientes sabia qual tratamento estava recebendo. Os pacientes no grupo Acupuntura relataram menos fadiga, e menos sintomas de ansiedade após um mês de tratamento com a Acupuntura real.

Outro estudo feito no Canadá com 20 pacientes com Fibromialgia, seguiu os pacientes por 12 semanas. No estudo, 7 pacientes relataram melhora significativa de seus sintomas, 10 relataram melhora moderada, e 3 pouca melhora.

Qual o prognóstico da fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença de longa duração e nestes períodos acontecem diversos episódios de dor. Porém, se o tratamento recomendado for seguido à risca, os sintomas tendem a melhorar. Melhor ainda: desta forma não é perdida a capacidade funcional do paciente.