Se você apresenta dores nos calcanhares, que geralmente são mais fortes pela manhã, logo ao apoiar os pés no chão, ou então no final do dia, provavelmente você está apresentando fasciite plantar.

A fasciite plantar é o nome dado à inflamação de uma resistente membrana localizada na planta dos pés e que está fortemente ligada ao osso do calcanhar. A fáscia é um tecido bem fibroso e pouco elástico, As dores são localizadas bem embaixo do calcanhar, e desencadeadas pelo apoio do peso do corpo neste local.

Causas: desta vez os vilões são os calçados sem saltos, as famosas ‘rasteirinhas’ e as sapatilhas. Estes calçados não oferecem qualquer amortecimento para o calcanhar, favorecendo portanto a inflamação local. Além disso, o solado plano destes calçados faz com que haja um estiramento da planta do pé em cada pisada, tracionando a fáscia plantar, irritando-a ainda mais.

Prevenção: dar preferência a calçados com algum tipo de amortecimento sob os calcanhares, e que tenham, de preferência, um pequeno salto de 2 ou 3 cm. Este tipo de salto tende a relaxar a planta dos pés, prevenindo a inflamação da fáscia plantar.

tratamento conservador para fascite plantar:
Quando o quadro está instalado, é possível que apenas o uso de calçados adequados já não mais sejam eficientes para reverter a inflamação. Nestes casos a fisioterapia tem papel muito importante no tratamento. O uso de palmilhas especiais também podem ser importantes no tratamento.